POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

UMA ETNOGRAFIA NOS INTERSTÍCIOS SOBRE A EXPERIÊNCIA NO MARANHÃO

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Resumo

Este estudo apresenta uma reflexão sobre as políticas educacionais direcionadas para os povos indígenas (ou seja, políticas indigenistas) e os múltiplos embates que colidem com a formação do Estado-Nação do Brasil. Toma como problemática as implicações da busca por uma educação escolar específica e diferenciada nas aldeias indígenas, e os complexos enredos sociais, econômicos e políticos tramados pelo Estado Nacional “brasileiro” com os quais esbarra. Adotando uma diretriz decolonial, encaminhada através da etnografia nos interstícios, a pesquisa apresenta resultados do processo de efetivação de uma de Licenciatura Intercultural Indígena implementada no Maranhão, com o propósito de assegurar o protagonismo indígena na condução dos processos escolares em suas aldeias, atendendo aos seus projetos societários próprios (im)possíveis.

Palavras-Chave: Políticas Educacionais Indigenistas; Licenciatura Intercultural; Maranhão; Etnografia nos Interstícios.

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Publicado

2024-11-04

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Artigos