ANSIEDADE INFANTIL
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CRIANÇAS NO INÍCIO DA VIDA ESCOLAR
Palavras-chave:
Ansiedade, Percepção de professores, Educação infantilResumo
O presente artigo objetivou analisar a percepção de professores em relação aos comportamentos associados à ansiedade em crianças no início da vida educacional. Metodologicamente, enquadra-se como fenomenológico, transversal com enfoque qualitativo. Aplicou-se um questionário a quinze professores de sete Centros de Educação Infantil de um município do interior do Amazonas, Brasil. O questionário conteve questões organizadas em três grupos de sintomas, a saber, emocionais, comportamentais e físicos a fim de serem respondidos conforme a percepção dos participantes referente a comportamentos associados de ansiedade de crianças da educação infantil. Os resultados evidenciaram que parte das crianças apresentam comportamentos e sintomas associados à ansiedade. Conclui-se que a ansiedade infantil não se restringe ao âmbito emocional, manifestando-se também por meio de sintomas físicos, o que reforça o alerta à atenção constante sobre os impactos da ansiedade no âmbito escolar. Tudo isto deixa claro a necessidade de formação de professores em competência socioemocional para intervir satisfatoriamente, quando necessário, em situações adversas. O conhecimento acerca dos comportamentos característicos de transtornos de ansiedade em crianças pode reduzir a intensidade e frequência dos mesmos, contribuindo para um ambiente escolar acolhedor e seguro.