ANSIEDADE INFANTIL

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CRIANÇAS NO INÍCIO DA VIDA ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Ansiedade, Percepção de professores, Educação infantil

Resumo

O presente artigo objetivou analisar a percepção de professores em relação aos comportamentos associados à ansiedade em crianças no início da vida educacional. Metodologicamente, enquadra-se como fenomenológico, transversal com enfoque qualitativo. Aplicou-se um questionário a quinze professores de sete Centros de Educação Infantil de um município do interior do Amazonas, Brasil. O questionário conteve questões organizadas em três grupos de sintomas, a saber, emocionais, comportamentais e físicos a fim de serem respondidos conforme a percepção dos participantes referente a comportamentos associados de ansiedade de crianças da educação infantil. Os resultados evidenciaram que parte das crianças apresentam comportamentos e sintomas associados à ansiedade. Conclui-se que a ansiedade infantil não se restringe ao âmbito emocional, manifestando-se também por meio de sintomas físicos, o que reforça o alerta à atenção constante sobre os impactos da ansiedade no âmbito escolar. Tudo isto deixa claro a necessidade de formação de professores em competência socioemocional para intervir satisfatoriamente, quando necessário, em situações adversas. O conhecimento acerca dos comportamentos característicos de transtornos de ansiedade em crianças pode reduzir a intensidade e frequência dos mesmos, contribuindo para um ambiente escolar acolhedor e seguro.

Biografia do Autor

Nathalia Bentes Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas.

Kézia Siméia Barbosa da Silva Martins, Universidade Federal do Amazonas

Professora pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas. 

Fernanda Priscila Alves da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas.

Jamson Justi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Edrilene Barbosa Lima Justi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Mayumi Choji Tokuta, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2025-10-08

Edição

Seção

Artigos