UNIVERSIDADE Á LA GAUCHE

ANÁLISE DAS POLÍTICAS DITATORIAIS PARA O ENSINO SUPERIOR NAS PÁGINAS DA REVISTA ENCONTROS COM A CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA (1978-1982)

Autores

Palavras-chave:

Esquerda, Ditadura, Universidade, Redemocratização

Resumo

Este texto aborda as análises dos intelectuais de esquerda acerca das políticas da Ditadura empresarial-militar para o ensino superior brasileiro. Foram objeto de escrutínio textos publicados na revista Encontros com a Civilização Brasileira (ECB), entre os anos de 1978 e 1982. Esse trabalho nos permitiu reconhecer dois principais eixos temáticos: as perseguições a professores e estudantes identificados pelos agentes do regime ditatorial como ideologicamente alinhados ao comunismo; e as diretrizes da reforma universitária do final de 1968. O estudo desses eixos nos permite inferir que, para os autores de esquerda que publicavam na ECB, as políticas da Ditadura para as universidades criaram grandes obstáculos à prática intelectual, uma vez que esta era identificada como o livre exercício da crítica. É possível igualmente concluir que para alguns deles o contexto de reabertura gradual do regime impunha o desafio de se remover tais obstáculos em benefício da democracia.

Biografia do Autor

Sidney Lobato

Professor Associado I da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Estágio de pós-doutorado em História na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris).

Jorge Lucas de Oliveira Dias

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Especialista em Estudos Culturais e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Licenciado em Sociologia pela Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Downloads

Publicado

2025-10-30

Edição

Seção

Artigos