ENTRE A CONTINUIDADE E A RENOVAÇÃO

REELEIÇAO, REPRESENTAÇÃO E RENOVAÇÃO POLÍTICA ENTRE OS PARLAMENTARES DO MATO GROSSO DO SUL (1990-2018)

Autores

Palavras-chave:

Eleições, Reeleição, Renovação, Representação

Resumo

O presente trabalho discute os índices de reeleição e renovação política entre os senadores, deputados estaduais e federais de Mato Grosso do Sul, considerando os resultados eleitorais entre 1990 e 2018. Para isto, desenvolve uma análise bibliográfica do tema, discutindo os principais elementos relacionados a reeleição, reapresentação de candidaturas e renovação política, considerando como tal mecanismo se insere no sistema político, partidário e eleitoral brasileiro, relacionando-o ao sistema proporcional de lista aberta, a importância do poder executivo nas estratégias eleitorais e ao desenvolvimento das carreiras políticas. Em seguida, apresenta e analisa, a partir dos resultados eleitorais do estado, os índices de reeleição, reapresentação e renovação das bancadas mencionadas, demonstrando que é relativamente elevado o índice de reeleição no estado, indicando menor renovação política e seus efeitos no sistema político e partidário local.

Biografia do Autor

Juliel de Oliveira Batista

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação Cientifica (PIBIC) na mesma instituição.

Marcos Antonio da Silva

Doutor em Estudos sobre a Integração da América Latina (PROLAM/USP). Professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) e curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Foi membro do Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre a América Latina (LIAL).

Downloads

Publicado

2025-10-30

Edição

Seção

Artigos