A FORMAÇÃO DE ASSESSORES POPULARES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM TEMPOS DE COVID-19 NO ESTADO DO TOCANTINS, BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional Sustentável, Extensão Universitária, Implementação dos ODS, Pandemia de COVID-19

Resumo

Este trabalho tem por finalidade relatar a ação de extensão universitária que o Curso Assessores Populares em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) desenvolve, visando a formar multiplicadores para a disseminação de conhecimento básico sobre a Agenda 2030. Com a análise feita pelo estudo, buscou-se detectar pontos na construção do caminho formativo e na aplicação do conteúdo desenvolvido pelo curso que levariam à dedução parcial acerca dos possíveis resultados que levassem os envolvidos à compreensão da importância da implantação desta agenda. A metodologia qualitativa aplicada ao estudo ancora-se na pesquisa ação, tendo como referência a análise do processo de construção do curso Assessores Populares em ODS, elaborado, organizado e conduzido por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR-UFT). O curso foi idealizado e preparado no primeiro semestre e desenvolvido no segundo semestre de 2021 na modalidade a distância. Para interagir com os participantes externos, foram promovidos três encontros expositivos ao vivo, transmitidos pelas redes sociais, com todos os elementos estruturantes do tema objeto do curso. Os resultados preliminares extraídos da análise proposta mostraram que a ação de extensão possibilitou aos mestrandos o aprofundamento temático do Plano de Ação Global da Organização das Nações Unidas (ONU) com os 17 ODS e suas 169 Metas, despertando nos envolvidos um olhar sobre os assuntos locais. A conclusão foi de que a extensão universitária poderá se constituir em forte mecanismo para contribuir na disseminação da Agenda 2030, considerando o envolvimento acadêmico e a representativa adesão externa, com um número considerável de participantes no curso.

Biografia do Autor

Maria da Vitoria Costa e Silva

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR/UFT). Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT).

Ítalo Schelive Correia

Doutorando em Desenvolvimento Regional pelo programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR/UFT).

João Aparecido Bazzoli

Professor associado na Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Curso de Direito. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UFT). Mestre pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2025-10-31

Edição

Seção

Artigos