A TRADIÇÃO DE INVESTIGAÇAÕ EM EDUCAÇÃO NO BRASIL E OS ESTUDOS COMPARATIVOS

Autores

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Educação, Brasil, Investigação Comparativa

Resumo

A partir da análise do desenvolvimento histórico da investigação em educação no Brasil, neste artigo demonstra-se como esta remete-se a um conjunto de situações, processos e políticas resultantes de uma prática social e, portanto, está intimamente associada a relações sociais historicamente determinadas. Por outra parte, assinala-se que este tipo de investigação requer diferentes abordagens disciplinares, teóricas e metodológicas, colocando-se ênfase nos estudos comparativos. A partir de uma consideração geral sobre a comparação, sua estrutura lógica e seu papel na ciência se sustenta que, ainda quando se rechace o significado restritivo da comparação como método, existe certo consenso em torno da especificidade dos estudos comparativos nas Ciências Sociais. E, em relação com eles, aborda-se dois tipos específicos de estudos comparativos que tiveram relevância para a investigação educativa no Brasil e América Latina: os estudos cross-national e os estudos sócio-históricos.

Biografia do Autor

Nora Krawczyk

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Pós-doutoramento na Maryland University (EUA) (2015 -2016). Atualmente é professora doutora da Faculdade de Educação/ Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e membro do Grupo de Pesquisa em Politica Educacional, Educação e Sociedade - GPPES. É co-coordenadora do Grupo Interinstitucional em pesquisa. Possui Bolsa Produtividade 1D, pelo CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia e Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: ação pública, América Latina, Ensino Médio, e gestão da educação e da escola.

Juan Ignacio Piovani

Doctor en Metodología de las Ciencias Sociales (Sapienza Università di Roma), MSc. Advanced Social Research Methods and Statistics (City University London), Investigador Principal de CONICET, Profesor titular en la Facultad de Humanidades de la Universidad Nacional de La Plata, Coordinador de la Red Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales, Director del Doctorado en Estudios Sociales Interdisciplinarios de Europa y América Latina (Universidad Nacional de La Plata/ Universität Rostock).

Downloads

Publicado

2025-11-02

Edição

Seção

Artigos