O ENSINO DE SOCIOLOGIA OARA TERCEIRA IDADE

PERSPECTIVAS SOBRE A PRESERVAÇÃO DA DISCIPLINA NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE DO AMAPÁ

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Sociologia, Terceira Idade, Umap, Unifap

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as experiências e perspectivas sobre o ensino de Sociologia para o público da terceira idade, do Projeto de Extensão intitulado Universidade da Maturidade do Amapá (Umap), realizado pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Tendo em vista que a pessoa idosa é aquela com idade a partir de 60 anos – segundo a Lei No 10.741/03, possuidora direitos a educação, a cultura, lazer, dentre outros, que respeitem sua peculiar condição de idade, considera-se este estudo como espaço de visibilidade ao público da terceira idade. Nesse sentido, estamos diante de uma modalidade diferenciada do ensino de Sociologia, haja vista que o ensino dessa ciência ocorre comumente entre jovens e adultos/as. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa, haja vista que para além dos relatos de experiências, se realizou entrevistas semiestruturadas gravadas, com as devidas autorizações e consentimentos, tendo por finalidade de obter às perspectivas de alunos/as, professora e coordenador do projeto. Portanto, tornou-se possível compreender o desenvolvimento do ensino de Sociologia entre os/as alunos/as idosos/as da Umap/Unifap.

Biografia do Autor

Jorge Lucas de Oliveira Dias, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Educação pelo PPGED da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Licenciado em Sociologia (Unifap). Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua como Professor Substituto nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, vinculado ao Departamento de Educação (DED/Unifap), e Licenciatura em Pedagogia do Campo, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/Unifap).

Ana Cristina Paula Maués Soares, Universidade Federal do Amapá

Professora no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (Ufpa). Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap) e o Grupo de Pesquisa e Estudos “Eneida de Moraes”/GEPEM (CNPq/Ufpa).

Downloads

Publicado

2025-11-02

Edição

Seção

Artigos