ENSINAR E APRENDER SOCIOLOGIA

A BUSCA DE NOVOS SENTIDOS PARA A ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Ensino e Aprendizagem, Atividade de ensino, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

O trabalho em sala de aula é o momento nas escolas em que se busca desenvolver o ensino e aprendizagem dos conhecimentos científicos. Pensando na realidade histórica em que vivemos no Brasil – políticas públicas cada vez mais alinhadas às demandas neoliberais – um ensino médio de Sociologia organizado para a compreensão da essência dos conceitos sociológicos e o estabelecimento de suas relações com a realidade objetiva se faz necessário. Nesse sentido, com o objetivo principal de realizar uma atividade de ensino, por meio da orientação da Teoria Histórico Cultural, a pesquisa realizada desenvolveu a produção de uma Sequência Didática que trabalhou com os conceitos sociológicos consumo e consumismo em suas interfaces com os alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino nas aulas de Sociologia. Por meio da pesquisa qualitativa, bibliográfica e participante, ao trabalhar os conceitos, pudemos observar que outros conceitos sociológicos se tornariam essenciais para que as abstrações com os alunos pudessem acontecer, assim como possibilitariam a ampliação da interpretação teórica. Desenvolvemos, então, o trabalho com os conceitos consumo e consumismo relacionados a outros – as suas interfaces - que foram fundamentais para a
sua compreensão e pensar sobre as suas consequências para a sociedade capitalista e seus sujeitos. Durante o processo de elaboração, implementação e análise da pesquisa realizada, visamos uma organização de atividade de ensino desenvolvente, que
proporcionou tanto à pesquisadora como aos alunos o desenvolvimento de suas capacidades psíquicas, o tornar-se humano. Ficou evidente que a contribuição social do ensino de Sociologia está na capacidade de ser transformador da compreensão da
realidade pelos sujeitos, tornando-se uma realidade pensada. Como resultado da análise realizada, foi desenvolvida uma nova Sequência, reformulando os aspectos que a base teórica e metodológica apontou serem necessários. Concluiu-se que um ensino
organizado adequadamente para a aprendizagem do conhecimento teórico resulta da compreensão sobre como os seres humanos, historicamente, apreendem os objetos de sua cultura. O estudo desse processo é fundamental para pensar em atividades de ensino e de estudo nas escolas.

Biografia do Autor

Nádya Soares Tablas de Araujo Pereira

Mestre Profissional em Sociologia em Rede Nacional e Graduada em Pedagogia e Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp/Campus de Marília/SP. Docente da rede pública de ensino, no Ensino Fundamental – anos iniciais/ Marília-SP.

Sueli Guadelupe de Lima Mendonça

Docente do Departamento de Didática da UNESP/Marília. Coordenadora do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) e membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/Marília. Coordenadora institucional do programa Residência Pedagógica/CAPES.

Downloads

Publicado

2025-10-24

Edição

Seção

Artigos