O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO

PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ

Autores

Palavras-chave:

Material didático, Sociologia, Socioeducação

Resumo

Este trabalho se propõe a apresentar um material didático para o ensino de Sociologia destinado à formação para a cidadania nas escolas que atendem às unidades socioeducativas. Para tanto, trazemos a análise do funcionamento do sistema socioeducativo em Pernambuco, estabelecido pelo Sistema Nacional de Socioeducação (Sinase), a fim de demonstrar o fundamental papel da educação, especialmente o ensino da Sociologia, no trabalho com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Através de um estudo da realidade socioeconômica dos adolescentes em questão, pautado nos dados fornecidos pela Fundação de Atendimento Socioeducacional de Pernambuco (FUNASE), e no perfil das escolas que funcionam nos Centros de Atendimento Socioeducativo (CASE), elaboramos um material didático para a disciplina de Sociologia focado na formação cidadã, crítica e reflexiva. Nossa pesquisa encontra fundamento teórico-educacional em Paulo Freire, pautada na abordagem sociocultural, entendendo a educação como uma forma de proporcionar aos estudantes uma educação transformadora e libertadora, capaz de ressignificar e modificar a realidade desigual e opressora desses indivíduos. O material didático foi elaborado segundo os eixos temáticos estabelecidos pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para a disciplina de Sociologia. O formato desse material é de caderno impresso, trazendo textos e atividades para subsidiar o trabalho docente em sala de aula, de modo a colaborar no processo de integração dos estudantes em privação de liberdade, colocando-os como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, com vistas a formar cidadãos conscientes, críticos e socialmente atuantes.

Biografia do Autor

Mariana Maciel de Morais

Professora de História nas Prefeituras Municipais de Jaboatão dos Guararapes/PE e de Ipojuca/PE. Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e Mestra em Ensino de Sociologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia (PROFSOCIO) pela Fundação Joaquim Nabuco.

Túlio Augusto Velho Barreto de Araújo

Cientista político e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), com formação em Ciências Sociais e Ciência Política (UFPE). Docente permanente no Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio (MPCS/Fundaj) e no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio). 

Downloads

Publicado

2025-10-24

Edição

Seção

Artigos