A SOCIOLOGIA ESTRUTURADA EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS

ESTRANHANDO E DESNATURALIZANDO O USO E REUSO DO ÓLEO DE SOJA

Autores

Palavras-chave:

Sociologia, Sequência didática, Meio Ambiente, Oleo de soja

Resumo

O presente artigo é um recorte da dissertação intitulada: A prática de ensino de sociologia no ensino médio sob a perspectiva do desenvolvimento de projetos escolares: um olhar sobre a sustentabilidade, apresentada ao programa de mestrado – Profsocio/Unesp – Marilia/SP. Neste texto, dissertamos sobre os resultados de uma pesquisa-ação estruturada a partir de uma sequência didática aplicada para a primeira série do Ensino Médio, na Escola Estadual Cel. Eduardo de Souza Porto, localizada na cidade de Fernão/SP. O estudo prevê a valorização da Sociologia com base em atividades didáticas que privilegiem a pesquisa como proposta de ensino, a fim de auxiliar os estudantes a conhecerem sua realidade social e superarem o saber de senso comum, de modo a ampliar a capacidade de olhar as temáticas do mundo contemporâneo presentes nas teorias sociológicas e em ações sobre o meio ambiente e sustentabilidade, compartilhadas entre professor e aluno, buscando estranhar e desnaturalizar os processos econômicos, os agentes sociais e políticos intrínsecos à cadeia produtiva da soja no Brasil e do óleo de soja, comumente utilizado para preparar alimentos e descartado de maneira incorreta no meio ambiente local. As atividades propostas culminaram na confecção, pelos alunos, de um produto educomunicativo (fanzines), de modo a contribuir com o ensino de Sociologia, assim como, propôs-se inserir os estudantes no universo da pesquisa, por meio de formação de grupos de estudos de pré-iniciação científica no contexto escolar, com a apresentação de trabalhos em Congressos e Simpósios. O artigo apresenta o referencial teórico, o processo de aplicação da sequência didática e a produção discente.

Biografia do Autor

Sônia Aparecida de Sena Fernandes, Universidade Estadual Paulista

Mestrado em Sociologia e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp/Campus de Marília/SP. Docente na área de Ciências Humanas na Educação Básica/ Gália-SP.

Rosângela de Lima Vieira, Universidade Estadual Paulista

Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp/Campus de Assis/SP e Pós-doutorado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis/SC. Docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Programa de Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp/Campus de Marília/SP.

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Publicado

2025-10-24

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Seção

Artigos