A SOCIOLOGIA ESTRUTURADA EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS
ESTRANHANDO E DESNATURALIZANDO O USO E REUSO DO ÓLEO DE SOJA
Palavras-chave:
Sociologia, Sequência didática, Meio Ambiente, Oleo de sojaResumo
O presente artigo é um recorte da dissertação intitulada: A prática de ensino de sociologia no ensino médio sob a perspectiva do desenvolvimento de projetos escolares: um olhar sobre a sustentabilidade, apresentada ao programa de mestrado – Profsocio/Unesp – Marilia/SP. Neste texto, dissertamos sobre os resultados de uma pesquisa-ação estruturada a partir de uma sequência didática aplicada para a primeira série do Ensino Médio, na Escola Estadual Cel. Eduardo de Souza Porto, localizada na cidade de Fernão/SP. O estudo prevê a valorização da Sociologia com base em atividades didáticas que privilegiem a pesquisa como proposta de ensino, a fim de auxiliar os estudantes a conhecerem sua realidade social e superarem o saber de senso comum, de modo a ampliar a capacidade de olhar as temáticas do mundo contemporâneo presentes nas teorias sociológicas e em ações sobre o meio ambiente e sustentabilidade, compartilhadas entre professor e aluno, buscando estranhar e desnaturalizar os processos econômicos, os agentes sociais e políticos intrínsecos à cadeia produtiva da soja no Brasil e do óleo de soja, comumente utilizado para preparar alimentos e descartado de maneira incorreta no meio ambiente local. As atividades propostas culminaram na confecção, pelos alunos, de um produto educomunicativo (fanzines), de modo a contribuir com o ensino de Sociologia, assim como, propôs-se inserir os estudantes no universo da pesquisa, por meio de formação de grupos de estudos de pré-iniciação científica no contexto escolar, com a apresentação de trabalhos em Congressos e Simpósios. O artigo apresenta o referencial teórico, o processo de aplicação da sequência didática e a produção discente.