MERCADO E SOFRIMENTO: AS CONEXÕES DA ALIENAÇÃO DO SUJEITO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Daniel Chaves de Brito Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Jaime Luiz Cunha de Souza Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Aucilene Moraes de Brito Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Modernidade. Alienação. Sofrimento.

Resumo

O texto, especialmente, objetiva trazer uma reflexão sobre a sociedade de consumo e suas implicações, tanto para os sujeitos quanto para o processo civilizatório. O trabalho parte da tentativa de uma caracterização da modernidade com base na teoria elaborada por Karl Marx e o conceito de mercadoria; a partir de então apoiado na teoria de Sigmud Freud mostra os fatores desencadeantes do mal-estar na civilização; e, finalmente, com as contribuições de Theodor Adorno e Max Horkheimer, Anthony Giddens e Zygmunt Bauman aponta as consequências de uma época de aprofundamentos alienantes em torno da sociedade de consumo.

Publicado

01.12.2019