v. 3 n. 1 (2026): RIAmz - v. 3 n. 1 (2026): Ambientes de inovação, propriedade intelectual e transformação tecnológica na Amazônia
O Volume 3, Número 1 (2026) da Revista Inovação na Amazônia (RIAmz) tem como tema “Ambientes de inovação, propriedade intelectual e transformação tecnológica na Amazônia”. Esta edição reúne oito artigos científicos de diferentes campos do conhecimento, articulados em torno da inovação, do desenvolvimento regional e da transformação social, considerando características, demandas e potencialidades do contexto amazônico.
Os trabalhos contemplam discussões sobre prospecção tecnológica aplicada ao transporte hidroviário, inclusão digital e extensão universitária, educação inclusiva, bioeconomia e valorização do couro de peixe, desafios dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), ensino de Propriedade Intelectual, recondicionamento de computadores e logística reversa, além de educação financeira no ambiente universitário.
A edição reúne pesquisas qualitativas e quantitativas, estudos bibliográficos e documentais, análises aplicadas e abordagens de prospecção tecnológica. Em conjunto, os artigos evidenciam que a transformação de recursos, conhecimentos e tecnologias em resultados depende da articulação entre pessoas, competências, infraestrutura, processos institucionais, aprendizagem e redes de cooperação.
Ao integrar estudos sobre tecnologias, educação, bioeconomia, gestão da inovação, economia circular, Propriedade Intelectual e educação financeira, o v. 3, n. 1 (2026) reafirma o compromisso da RIAmz com a divulgação científica e com a produção de conhecimento voltada aos desafios e às possibilidades de transformação da Amazônia, compreendendo a inovação para além do desenvolvimento tecnológico e incluindo a reorganização de processos, a formação de redes, a ampliação de aprendizagens e o fortalecimento das organizações.