Edições anteriores
-
Inovação na Amazônia - Pesquisas Aplicadas
v. 1 n. 1 (2024)É com grande satisfação que apresentamos a primeira edição do periódico Inovação na Amazônia, uma publicação acadêmica multidisciplinar que busca consolidar-se como uma plataforma de diálogo e divulgação da produção científica em temas essenciais à inovação. Esta edição, dedicada a “Pesquisas Aplicadas”, destaca contribuições que fortalecem a construção do conhecimento científico e tecnológico, com especial atenção às demandas e às potencialidades da Amazônia e de outras regiões que compartilham desafios e oportunidades semelhantes.
Criada para fomentar debates interdisciplinares, a revista aborda temas como políticas de ciência e tecnologia, inovação social, gestão da inovação, propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo, promovendo a integração de diferentes áreas do conhecimento.
-
RIAmz - v. 2 n. 1 (2025): Inovação na Amazônia - Inovação como instrumento de transformação institucional, territorial e social na Amazônia.
v. 2 n. 2 (2025)O Volume 2, Número 2 (2025) da Revista Inovação na Amazônia (RIAmz) tem como tema “Inovação como instrumento de transformação institucional, territorial e social na Amazônia”. Esta edição reúne dez artigos científicos que abordam, sob diferentes perspectivas analíticas, os desafios e as possibilidades da inovação em contextos amazônicos e em outros territórios em desenvolvimento.
Os trabalhos contemplam discussões sobre Indicações Geográficas e inovação territorial, configuração jurídica e governança de habitats de inovação, políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, assistência estudantil, gestão administrativa e sistemas digitais, sustentabilidade ambiental, uso de tecnologias na educação e interculturalidade, evidenciando a diversidade temática e metodológica da edição.
A edição reúne estudos aplicados, análises documentais e reflexões teórico-analíticas, com foco na articulação entre inovação, território, instituições e sociedade. Os artigos dialogam com a gestão pública, as instituições de ensino e pesquisa, os ecossistemas de inovação, a agricultura familiar, a bioeconomia e os processos educacionais, contribuindo para a compreensão crítica das dinâmicas de desenvolvimento na Amazônia.
Ao apresentar investigações que relacionam inovação institucional, social, tecnológica e educacional, o v. 2, n. 2 (2025) reafirma o compromisso da RIAmz com a divulgação científica qualificada e com a valorização de pesquisas voltadas à transformação territorial, ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento de políticas e práticas inovadoras na região amazônica.
-
Inovação na Amazônia - Cenários da Inovação Amazônica
v. 2 n. 1 (2025)É com grande satisfação que apresentamos a segunda edição do periódico Inovação na Amazônia, um projeto editorial da Universidade Federal do Amapá que se consolida como espaço de reflexão crítica e divulgação científica sobre inovação em contextos amazônicos. Intitulada “Cenários da Inovação Amazônica”, esta edição reúne os principais resultados de cinco estudos desenvolvidos no âmbito da disciplina "Tópicos Especiais em Inovação", ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/UNIFAP), e propõe uma leitura abrangente e aplicada sobre os desafios e oportunidades para o fortalecimento do ecossistema de inovação no Amapá e na região amazônica.
Entre os temas abordados, destacam-se: os entraves infraestruturais que limitam o desenvolvimento tecnológico no estado; a aplicação de sistemas fotovoltaicos como alternativa energética para comunidades isoladas; o potencial estratégico da bioeconomia; o crescimento do ecossistema de startups locais; e a necessidade de aprimoramento na governança da propriedade intelectual em ambientes como os Parques Científicos e Tecnológicos (PCTs). As análises também evidenciam a importância de políticas públicas sensíveis às realidades regionais, da formação de redes colaborativas entre governo, universidades e setor produtivo, e da promoção de soluções tecnológicas adaptadas ao território.
Além das análises empíricas e propostas institucionais, esta edição é enriquecida com uma resenha crítica da obra seminal de Bjorn L. Basberg (1987), que discute o uso de patentes como indicadores de mudança tecnológica, conectando fundamentos teóricos às práticas contemporâneas de mensuração da inovação. Ao valorizar tanto o capital natural quanto o engenho humano da região, Cenários da Inovação Amazônica reafirma o compromisso da revista com a produção científica voltada ao desenvolvimento sustentável, à transformação social e à valorização do conhecimento em prol da Amazônia.