banner retangular com cestos de palha cheios de sementes de açaí ao fundo. Em primeiro plano, alinhado à direita, na cor branca, o título Iaçá: Artes da Cena, ISSN 25952781

Sobre a Revista

IAÇÁ: Artes da Cena (ISSN 2595-2781) é um periódico semestral na área de artes, com foco nas artes cênicas e áreas afins. É editado sob a responsabilidade do Curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Federal do Amapá. Tem como objetivo contribuir para a divulgação do conhecimento, e compartilhar experiências entre a universidade e a comunidade científica. A submissão pode ser feita por pesquisadores, docentes e discentes com pesquisa na área de artes, com pretensão de publicar nas seguintes seções: artigos científicos, relatos de experiência e relatos de prática pedagógica. São aceitas produções advindas de pesquisas teóricas e práticas, sobre os múltiplos olhares da arte, seja ela cênica, visual ou híbrida. Está aberta a colaborações do Brasil e do exterior. Os procedimentos de análise e apreciação dos artigos pelos pareceristas são realizados com o anonimato dos autores dos respectivos trabalhos e pareceristas, ou seja, por meio de avaliação cega. O prazo de recebimento das contribuições de artigos é com fluxo contínuo.

QUALIS B3

Anúncios

CHAMADA ABERTA PARA O DOSSIÊ "DANÇA AFRO\DANÇAS NEGRAS\DANÇAS DE MATRIZES AFRICANAS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS"

2025-06-22

A discussão sobre a dança afro\danças de matrizes africanas\danças negras tem interessado à pesquisa histórica, que pensa essa dança enquanto manifestação de herança africana conectada aos movimentos sociais de afirmação do negro, como lugar de memórias. A tarefa que está colocada aqui é a publicação de artigos e ensaios que abordem a dança afro em sua dimensão histórica, marcada pelo jogo da exclusão, ascensão e resistência, visando compreendê-la em sua real inserção na história da dança brasileira.

Hoje, nos estudos sobre a dança afro, é necessário desfazer os tradicionais conceitos de inferioridade e folclorização, buscando-se uma compreensão da emergência dessa dança como fenômeno de memória, arte e movimento social. A partir da seleção desses autores(as) inscritos(as) que se debruçaram sobre a dança afro vislumbramos ampliar em nível nacional tal discussão.

Saiba mais sobre CHAMADA ABERTA PARA O DOSSIÊ "DANÇA AFRO\DANÇAS NEGRAS\DANÇAS DE MATRIZES AFRICANAS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS"

Edição Atual

v. 7 n. 2 (2024): Dossiê comemorativo de 10 anos do Curso de Teatro da Universidade Federal do Amapá
Ver Todas as Edições