Guilherme de Almeida: um caleidoscópio estético

Autores

  • Leonildo Cerqueira UFERSA

Palavras-chave:

Modernismo, Poesia, Variedade Estética, Resíduo, Guilherme de Almeida

Resumo

Este artigo é um recorte das discussões desenvolvidas em nossa Dissertação de Mestrado e tem por objetivo analisar algumas produções do poeta modernista Guilherme de Almeida (1890 – 1969), a fim de constatarmos a variedade de procedimentos temáticos e formais em sua lírica enquanto recurso estético condizente com o ideal de liberdade criativa defendido pelo Modernismo de 1922. Para tanto, teceremos algumas reflexões em torno do referido movimento e, então, passaremos para a análise de poemas de Almeida, produzidos ao longo de sua carreira, investigando neles a presença de resíduos de outras estéticas. Tudo isto tendo como embasamento teórico a Residualidade, e como procedimento metodológico, o comparativismo.

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Publicado

2025-10-28

Edição

Seção

Dossiê Leituras Residuais Afrobrasilusas