Marcas Galibi-Marworno e Ensino de Matemática: Uma pesquisa em etnomatemática

Naldo dos Santos, Eliane Leal Vasquez

Abstract


O artigo analisa as representações culturais de treze marcas Galibi-Marworno e seu uso no ensino de matemática na Educação Escolar Indígena. Coletamos os dados na aldeia Kumarumã localizada na terra indígena Uaça (Oiapoque) no Brasil, com base em pesquisa qualitativa e entrevistas realizadas com um pajé, dois artesãos indígenas e dois professores não-indígenas. O texto foi produzido com uso do método descritivo e cita o resultado do primeiro estudo em etnomatemática desenvolvido no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal do Amapá, na área de Ciências Exatas e da Natureza. As marcas indígenas representam objetos da natureza e do lugar em que vivem os indígenas Gabili-Marworno, de acordo com as explicações do pajé e dos artesãos indígenas. Eles exemplificaram nas entrevistas, as marcas conforme a sua escrita na língua Kheuól (Kuahí, Thas Djiab, Pataje Kasab, Bhãx Uasei, Thas Fomi Mãiok, Uei Sarakurá, Kai Atxipa, Dã Djilo, Kai Txuhi, Iarari, Papiõ, Zétuel Warukamã e Ximê dji Lavi). Respectivamente, essas marcas Galibi-Marworno representam o (peixe cruari, relevo e beleza da terra firme, traços dos dedos da mão sobre a superfície do beiju, folha de açaí, rastro da formiga saúva, olho do pássaro saracura, escama do peixe tamuatá, maresia ou onda do mar, escama do peixe pirarucu, nuvem da aurora, borboleta, estrela d’alva e caminho da vida). As outras entrevistas revelaram que os professores de matemática não sabem o que significam e representam as marcas Galibi-Marworno. Mesmo assim, eles desenvolvem uma prática docente que inclui as marcas nas aulas de matemática a partir dos desenhos elaborados pelos estudantes Galibi-Marworno, quando eles resolvem as atividades escolares.


Keywords


Educação Escolar Indígena, Pesquisa em Etnomatemática, Marca Galibi-Marworno, Ensino de Matemática, Escola indígena.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2021 Science and Knowledge in Focus

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.