Dificuldade de estudante em resolver equação quadrática no ensino médio: Uma pesquisa quantitativa

Ramon Gabriel Santos de Brito, Maurício Neves Branco, Estela Márcia Santos de Brito

Abstract


O artigo discute as dificuldades de estudantes em resolver equação quadrática no Educação Básica. Para realizar da pesquisa quantitativa, dois instrumentos de coleta de dados foram aplicados no ano de 2017 para 100 estudantes do 1o ano do ensino Médio, em uma escola pública, na cidade de Barcarena, em Belém-PA. Apenas seis questões da coleta de dados foram selecionadas para análise das respostas, com base no método estatístico e organização dos dados por meio de gráficos de setores e frequências relativas. Os resultados desta pesquisa indicam que os estudantes têm dificuldades em interpretar problemas algébricos, mas também aqueles que são apresentados na forma de textos e que são modelados por ax² + bx + c = 0. Nesta lei de formação, os seus coeficientes são números reais e o valor do coeficiente “a” é diferente de zero. Este resultado indica que os estudantes pouco lembram sobre este assunto do Ensino Fundamental. Além disso, os estudantes têm dificuldade em resolver equação quadrática pela Fórmula Geral. O resultado sugere que os professores de matemática devem diversificar mais a escolha das estratégias de ensino para equação quadrática, visando garantir a aprendizagem de cálculos algébricos.


Keywords


Educação Matemática, Resolução de Problemas, Equação Quadrática, Ensino Médio.



DOI: https://doi.org/10.18468/sc.knowl.focus.2019v2n1.p05-17

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