Literatura infantil como recurso metodológico para o ensino da matemática inclusiva

Flavia Martines de Oliveira, Edvonete Souza de Alencar

Abstract


O artigo analisa livros infantis do acervo 1, categoria 3 do Programa Nacional Biblioteca da Escola de 2012 (PNBE) no Brasil, que tratam sobre conteúdos matemáticos e temas relativos à educação inclusiva. Na pesquisa, localizamos vinte e quatro livros infantis do terceiro acervo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com base na análise de conteúdo, organizamos as categorias dos livros infantis. O critério para escolha do acervo do PNBE é decorrente do fato deste promover o acesso à cultura e leitura aos professores e estudantes, além de ser de fácil acesso aos livros impressos. O resultado aponta que vinte e quatro livros tratam sobre algum conteúdo matemático e doze obras incentivam a inclusão em suas narrativas. A literatura infantil pode ser um recurso metodológico que encorajam a reflexão sobre a prática docente, bem como o planejamento de estratégias de ensino diversificadas, com finalidade de desenvolver novas situações e propostas didáticas ao ensino da matemática inclusiva nas escolas de educação infantil.


Keywords


Educação Matemática; Literatura Infantil; Ensino Fundamental; Inclusão Escolar



DOI: https://doi.org/10.18468/sc.knowl.focus.2018v1n2.p21-35

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