História da Escola na Aldeia Kumarumã (1964-1985): registro para uso no ensino, na biblioteca e na pesquisa

Macksoara Nunes Narciso, Silas Macial dos Santos, Cecília Maria Chaves Brito Bastos

Abstract


Neste artigo são descritos os resultados de pesquisa desenvolvida sobre a história da escola na aldeia Kumarumã, região do Uaçá, município de Oiapoque no Estado do Amapá, envolvendo alguns fatos ocorridos nos anos do regime civil-militar (1964-1985). O objetivo foi conhecer a história da escola e da escolarização no decorrer deste regime, momento em que estiveram na aldeia pessoas ligadas à Fundação Nacional do Índio, ao Território Federal do Amapá e ao Conselho Indigenista Missionário. Obtivemos os dados com base em pesquisa bibliográfica sobre o tema, além de análise de documentos do período do estudo, anotações de campo, entrevistas e conversas informais com pessoas da comunidade indígena e outras que conviveram na escola e recordam fatos do período do regime militar. O resultado registra um pouco da história da escola indígena, com a finalidade de uso no ensino, na biblioteca e na pesquisa, bem como para aprender sobre a inserção da escola na região do Uaçá e sua relação com a história do povo Galibi-Marworno.


Keywords


Educação Escolar, Regime Militar, Povo Galibi-Marworno, Escola Indígena.

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