Geometria Plana e Marca Galibi-Marworno: Reflexões sobre a produção de material didático às escolas da cidade e da aldeia

Jaizinho Maurício Monteiro, Izardes Charles dos Santos

Abstract


O artigo apresenta reflexões de estudantes indígenas sobre a possibilidade uso das marcas Galibi-Marworno para elaborar materiais didáticos às escolas das cidades e das aldeias localizadas nas terras indígenas do Amapá e norte do Pará. A partir da aplicação de um questionário e uma atividade de matemática, coletamos os dados do estudo com seis estudantes indígenas durante uma oficina realizada no Oiapoque. Baseado em estudo em etnomatemática e interculturalidade, desenvolvemos a pesquisa qualitativa para concluir o Curso de Graduação Intercultural Indígena na Universidade Federal do Amapá. Os professores da escola da aldeia e da escola indígena devem utilizar as marcas ou grafismos como recurso para produzir material didático de matemática. Eles não devem restringir sua aplicação no ensino de ciências exatas, porque os professores também podem ensinar os assuntos da cultura indígena. No entanto, desde que busquem explorar a sua utilização no planejamento de aula e na formação escolar para melhorar a qualidade da vida escolar.

Keywords


Ensino de matemática, Cultura Galibi-Marworno, Marca indígena, Material didático, Qualidade de vida escolar.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2021 Science and Knowledge in Focus

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.