Formação continuada de professores durante a pademia da COVID-19: uma experiência de extensão universitária

Patrícia Pujól Goulart Carpes

Abstract


Este artigo relata uma experiência de um curso de extensão de formação continuada de professores ofertado, no primeiro semestre de 2020, pela Universidade Federal do Pampa. Com base nos métodos descritivo e qualitativo, produzimos o artigo de relato de experiência de um projeto de extensão. A temática proposta insere-se no contexto da pandemia da COVID-19 no Estado do Rio Grande do Sul, período em que os brasileiros tiveram que cumprir medidas de isolamento social e os professores prepararam-se para trabalhar no ensino remoto. O curso foi ofertado no Google Classroom, inicialmente com a realização de atividades assíncronas, ambiente virtual que possibilitou a realização de leituras, discussões a partir de comentários apresentados pelos professores e tarefas voltadas para a prática de ensino, no período de abril a julho de 2020 e com carga horária de 40 horas. Observamos a falta de hábito de leitura de e-mails por alguns professores. Também, a necessidade de uso de diferente recurso tecnológico durante a extensão universitária, com objetivo de garantir a comunicação virtual entre a equipe do projeto e os professores. Devido a essa dificuldade, realizamos atividades síncronas e reuniões online para mobilizar a compreensão dos temas discutidos no Google Classroom. Considerando as realidades locais das escolas públicas, os participantes do curso refletiram sobre o uso da tecnologia digital para o planejamento de aulas no ensino remoto a partir de suas experiências. 


Keywords


Remote teaching; Continuous teacher training; Digital technologies; University extension.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2021 Science and Knowledge in Focus

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.