Modelagem matemática em ambiente acadêmico-profissional: uma experiência de aprendizagem significativa

Alex Sandro Gomes Leão, Radael de Souza Parolin, Charles Quevedo Carpes, Patricia Pujól Goulart Carpes

Abstract


O artigo apresenta e discute as potencialidades e limitações de uma atividade de modelagem matemática desenvolvida em 2018 por estudantes do Curso de Graduação em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Campus Itaqui. Com base em pesquisa bibliográfica e dados relacionados a frota de veículos por situação de um estado do sul do Brasil, do período de 2007 a 2016, e conhecimentos das áreas da análise numérica, estatística descritiva e a discussão sobre a teoria da aprendizagem significativa, elaboramos o artigo de relato de experiência, usando a modelagem matemática como método de pesquisa. O resultado descreve o processo de construção de modelo matemático, destacando cada etapa do seu desenvolvimento e as reflexões dos professores orientadores sobre a execução como parte das atividades acadêmicas do Seminário em Educação Matemática, que é uma disciplina da graduação. O uso da modelagem matemática como método de ensino proporcionou uma aprendizagem significativa e prazerosa na educação superior, além do desafio de tornar os estudantes universitários mais ativos, considerando que eles estão acostumados com o ensino tradicional. A proposta didática exigiu o envolvimento e a mobilização dos estudantes na pesquisa, na elaboração de hipóteses, na construção de estratégia para formular o modelo matemático. 


Keywords


Educação Matemática, Modelagem Matemática, Ensino Superior, Aprendizagem Significativa.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2021 Science and Knowledge in Focus

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.