A temática saúde na formação de professores indígenas: uma análise com base na Escala Likert
Abstract
Este artigo analisa a percepção sobre a formação em saúde no Curso de Graduação Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá. O trabalho foi desenvolvido com base no método quantitativo e análise de questionários aplicados para onze egressos do curso. Sistematizados os dados em duas dimensões através de distribuição de frequências, média aritmética e média geral. A Escala Atitudinal Likert (EAL) orientou os critérios para elaborar o questionário da pesquisa e organizar o conjunto de dados brutos da pesquisa em ensino de ciências da saúde. A EAL possibilitou especificar os níveis de concordância ou discordância dos egressos e professores indígenas em relação à satisfação do curso. Conforme o resultado, 77,28% dos professores indígenas estavam satisfeitos quanto a formação em saúde no ensino superior, enquanto 22,72% deles ressaltaram ser necessário fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico do CLII, com ênfase na área de habilitação em Ciências Exatas e da Natureza. O resultado sugere refletir sobre a matriz curricular do curso a partir de um modelo multicultural e escutar as comunidades indígenas para melhorar o curso de graduação.
Keywords
Ensino em Ciências da Saúde, Ensino Superior, Professor Indígena, Formação em Saúde.
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