Ana Raquel Oliveira da Costa Possas: uma professora e pioneira da educação matemática no Amapá

Ageane Lígia Aranha Braga, Eliane Leal Vasquez, Arlindo Moreira da Silva Filho

Abstract


O objetivo do artigo é homenagear postumamente Ana Raquel Oliveira da Costa Possas. Ela foi uma professora de matemática da Educação Básica do Território Federal do Amapá e do Curso de Graduação em Matemática da Universidade Federal do Amapá. Utilizamos as narrativas como método de pesquisa para escrever o texto com base em memórias de familiares, docentes, ex-estudantes e amigos. A pandemia da COVID-19 provocou um impacto significativo na vida profissional e escolar da população do Estado do Amapá, pois o comércio e as instituições tiveram que fechar devido às medidas de restrição para tentar controlar a taxa de infectados pelo coronavírus (SARS-COV2). Crianças, mulheres e homens morreram devido ainda não existir vacina para imunizar a população brasileira. Nesse contexto de crise da saúde pública, em 29 de abril de 2020, a rede social noticiou, em Macapá, o falecimento de Ana Raquel Oliveira da Costa Possas. A servidora pública e professora dedicou a sua vida à educação matemática e trabalhou em escolas e na Universidade Federal do Amapá. Ela criou o Laboratório de Ensino de Matemática e trabalhou na pesquisa e orientação de monografias. Além de coordenar o Curso de Graduação em Matemática, sendo a primeira mulher que ocupou este cargo na gestão universitária e em parceria com outros professores, eles organizaram um livro. Na formação de professores de matemática, o amor e o respeito ao ser humano guiaram a forma como ela encorajava os estudantes universitários a construir o conhecimento matemático a partir da valorização do seu conhecimento, da relação com a natureza e a cultura. 


Keywords


Educação matemática; Pandemia da COVID-19; Educação superior; Memória; Homenagem póstuma

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