Ensino remoto de Matemática: a experiência de uma comunidade escolar durante a pandemia da COVID-19

Solange Regina Cromianski, Mylena do Nascimento da Silva, Quele Daiane Ferreira Rodrigues, Antonia Lucia dos Santos Moura Cardoso

Abstract


O artigo relata a experiência de ensino remoto de matemática na educação infantil, que ocorreu durante a pandemia da COVID-19, no primeiro semestre de 2020, em Macapá-AP. Escrevemos o trabalho com base em pesquisa narrativa e bibliográfica, utilizando o método descritivo para participar do projeto de extensão universitária. A equipe da pesquisa realizou uma entrevista temática com a professora Antonia Lucia dos Santos Moura Cardoso para documentar a sua narrativa, além de coletar mensagens e fotografias compartilhadas no grupo de WhatsApp do 1o ano do ensino fundamental de uma escola privada. A pandemia da COVID-19 impactou a alfabetização matemática de estudantes de seis anos de idade, pois as medidas de isolamento social, redução da aglomeração de pessoas e suspenção de serviços públicos geraram consequências para escolas do Brasil. As crianças participaram ativamente dos trabalhos propostos pela professora no ensino remoto, mesmo sendo a primeira experiência em usar o WhatsApp para estudar matemática.

Keywords


Educação Matemática, Pandemia da COVID-19, Ensino Remoto, Tecnologia Educacional, Alfabetização Matemática.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2021 Science and Knowledge in Focus

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.