Capital cultural e desempenho escolar de Matemática: uma análise com base no teste qui-quadrado e na teoria de Bourdieu

Ageane Lígia Aranha Braga, José Walter Cárdenas Sotil

Abstract


O artigo analisa a influência da herança cultural em relação ao desempenho escolar de matemática de  estudantes do ensino fundamental em Macapá. A pesquisa foi realizada no Mestrado Profissional em Matemática na Universidade Federal do Amapá. Escrevemos o trabalho com base no método estatístico, usando o teste qui-quadrado de Person para analisar o desempenho escolar de matemática de estudantes do ensino fundamental, a herança cultural e familiar. A discussão teórica baseou-se na Estatística Inferencial e na Teoria da Herança e Capital Cultural de Bourdieu. O desempenho escolar em matemática positivo depende da participação dos responsáveis dos estudantes em reuniões escolares; de conversas com a criança ou jovem sobre os acontecimentos da escola; de ter uma rotina de horário para dormir à noite e do incentivo à leitura de livros. O estudo ainda mostrou que o estudante que não foi reprovado, que não abandonou a escola nem exerceu atividade remunerada, ele tende a alcançar sucesso no desempenho em matemática. Portanto, o capital cultural acumulado de cada família influencia de forma positiva ou negativa no desempenho escolar em matemática, dependendo da rotina da família em relação à vida escolar. 


Keywords


Educação Matemática, Desempenho Escolar de Matemática, Capital Cultural, Teste Qui-Quadrado, Ensino Fundamental.

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