História da Matemática na Educação Básica: Uma experiência de ensino de equação quadrática

Claiton Corrêa Carvalho

Abstract


O trabalho apresenta uma experiência de ensino de equação quadrática desenvolvida em uma escola, em Santana, Estado do Amapá. Coletamos os dados no 2o semestre de 2018 com base em pesquisa bibliográfica e qualitativa. Também ofertamos uma oficina abordando três métodos para resolver equação do 2o grau para trinta e dois estudantes do ensino médio. Para escrever o artigo que relata uma experiência escolar, usamos o método descritivo. Os métodos de Completar o Quadrado, de Construção Geométrica e da Fórmula Geral motivaram os estudantes em querer saber mais sobre a história da álgebra e a disseminar a ideia de que a fórmula geral não foi inventada por apenas um matemático. Os estudantes gostaram do método de construção geométrica do livro de Agnesi (1748) e que neste artigo, o citamos com base em Trindade et al. (2017). O resultado sugere que para criar uma sequência didática de equação quadrática, o professor deve pesquisar livros e artigos com foco em história da matemática. Além de estudar os livros didáticos para elaborar seus textos, visando não reproduzir um conteúdo resumido e descontextualizado na sala de aula. 


Keywords


Educação Matemática, História da Matemática, Equação Quadrática, Experiência de Ensino, Ensino Médio.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2021 Science and Knowledge in Focus

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.