Memes: o discurso social pelas nuances do humor em espaços digitais
Resumo
Este estudo objetiva demonstrar como o uso do gênero textual meme pode auxiliar na construção do pensamento crítico-reflexivo dos estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Itacoatiara, Amazonas, Brasil. Leva-se em consideração o desvelamento do preconceito social atenuado por esse gênero, presente nas mídias digitais, que possivelmente dá margem para interpretações equivocadas, preconceitos intrínsecos de cada estudante e mazelas sociais presentes na educação brasileira. A pesquisa utilizou duas imagens de memes como modelos para análise interpretativa, considerando-se aspectos teóricos da análise, discurso e semiótica. Metodologicamente, apresenta-se como indutiva, descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados produzidos demonstram que a crítica social embutida nesse gênero híbrido é passível de múltiplas interpretações pelo público leitor, permitindo assim a percepção do sentido irônico ocultado em memes de humor. O aspecto visual e atraente dos memes conseguiu de fato despertar a atenção dos alunos, além disso, executou de forma favorável sua capacidade de interferir no raciocínio lógico dos participantes.
Palavras-chave
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