Direitos autorais 2022 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Luana Marciele Morschheiser
https://orcid.org/0000-0002-0003-2673
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Brasil
Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste campus Cascavel/PR (2020-...). Licenciada em Química pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Realeza/PR (2015-2019) Licenciada em Pedagogia pela Unniversidade Uninter (2020-2021). Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) (UFFS/PR, 2015-2018). Participou do Projeto de Pesquisa de Caracterização e monitoramento de qualidade de água do lago Municipal de Realeza - PR (UFFS/PR, 2018). Participou como bolsista do Programa Residência Pedagógica (UFFS/PR, 2018-2019). Possui interesse pela Educação em Ciências em especial a Educação Química.
Mayra Alonço
https://orcid.org/0000-0002-6871-1525
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Brasil
Professora/Coordenadora na Escola Municipal Bruno Santin. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Especialista em Educação em Ciências Naturais e Sociedade (UFFS) - Campus Realeza, Especialista em Gestão Escolar e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática ( PPGECEM) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Campus Cascavel. Integrante do Grupo de Extensão, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências - GEPIEC (UNIOESTE - Campus Toledo).
Paola Andreza Ãvila Soares
https://orcid.org/0000-0003-0552-6127
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Brasil
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Bibliotecária no Instituto Federal do Paraná. Representante do Núcleo de Arte e Cultura do IFPR: Campus Avançado Quedas do Iguaçu. Especialista em Educação e Sociedade pela Faculdade do Planalto Norte (2019). Mestrado em andamento pela Unioeste: PPGCEM - Campus Cascavel. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática - FOPECIM. Possui experiência em Bibliotecas escolares, metodologia da pesquisa científica e projetos de ensino voltados à arte.
Marco Antonio Batista Carvalho
https://orcid.org/0000-0002-6811-2661
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (1996). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2013). É professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, Campus de Cascavel, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil - GT Região Oeste do ParanáHISTEDOPR - Unioeste/Unicamp. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática FOPECIM. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, prática pedagógica, ensino de ciências, ensino de matemática, formação de professores, formação de professores de ciências e matemática, análise crítica do discurso.
Lourdes Aparecida Della Justina
https://orcid.org/0000-0001-6013-7234
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (1998). Mestre em Educação - Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2001). Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Unesp (2011). Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando na graduação em Ciências Biológicas-Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO), desenvolvendo pesquisas na área de Educação em Ciências, principalmente em história e epistemologia do conhecimento biológico; avaliação nos processos de ensino e aprendizagem; formação de professores.
Rosana Franzen Leite
https://orcid.org/0000-0002-0471-337X
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Brasil
Possui graduação em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2009), E doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática (2015), na mesma instituição. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Toledo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, meio ambiente, alfabetização científica, formação inicial e continuada de professores de química do ensino médio.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.