O estado da arte da pesquisa em educação para as relações étnico-raciais no Ensino de Ciências da Natureza na educação básica

Manuella Mattos dos Santos, Roniere dos Santos Fenner

Resumo


O presente artigo analisou os trabalhos produzidos sobre a temática Étnico-Racial no Ensino de Ciências da Natureza, desde 2003 até o atual período (2020). As bases de dados utilizadas foram o Portal da Capes, Scielo, Scopus, Redalyc e Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores: “étnico-racial(is)”, “ensino”, “ciências” e suas variações. Foram encontrados doze trabalhos específicos na área pesquisada. Em sua maioria, são trabalhos recentes (2015-2019), categorizados pelo foco investigativo em: “Ações afirmativas”, “Diálogos teóricos”, “Ensino e Aprendizagem” e “Formação de Professores”. Os trabalhos expressam discussões críticas e diversas acerca da identidade negra, através das representações nos livros didáticos e dos conhecimentos de matriz africana e afro-brasileira. Os artigos relatam experiências em diferentes áreas do conhecimento como Astronomia, Química e Evolução, em uma perspectiva multicultural crítica, que reconhece e valoriza a cultura negra.


Palavras-chave


Étnico-racial; Ensino de Ciências; Multicultural.

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