Direitos autorais 2022 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Josiane Pantoja Ferreira
https://orcid.org/0000-0002-2685-6101
Universidade Estadual de São Paulo (USP)
Brasil
Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de São Paulo (USP). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regimes de Privação da Liberdade (GEPEPrivação) da Universidade do Estado de São Paulo (USP). Possui Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará (UECE - 2019). Especialização em docência para educação penitenciária pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP - 2019). Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Tecnologia do Amapá (META - 2010). Bacharel em Direito pela Faculdade Brasil Norte (FABRAN - 2017). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP - 2010). É professora da Rede Estadual do Amapá e Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Amapá. É associada a Escuela de Estudios Latinoamericanos y Globais (ELAG). É associada à Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). É associada a Escuela de Estudios Latinoamericanos y Globais (ELAG). É associada à Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). É associada a Escuela de Estudios Latinoamericanos y Globais (ELAG). É associada à Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).
Roberto da Silva
Universidade Estadual de São Paulo (USP)
Roberto da Silva é pedagogo (UFMT 1993), mestre (USP 1998), doutor (USP 2001) em Educação e Livre Docente em Pedagogia Social (USP 2009). É professor do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na qual orienta pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, nas áreas de políticas públicas e políticas sociais. Foi conselheiro Científico do ILANUD - Instituto Latino Americano para Prevenção ao Delito e Tratamento da Delinquência (1998-2004); do Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária do Estado de São Paulo (1998-2004); e do Conselho Estadual do Adolescente (2011-2015). Foi consultor do Unicef para abrigos; consultor para Educação em Presídios da OEI - Organização dos Estados Iberoamericanos (2006-2008). Assessorou a Secretaria de Administração Penitenciária na implantação de 21 Centros de Ressocialização no Estado de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na implantação de 21 CEUs - Centros Educacionais Unificados. Assessorou a OEI na elaboração da Rede Latinoamericana para Educação em Contexto de Encierro (REDLECE) e os governos dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina na elaboração do Plano Estadual de Educação em Estabelecimentos Penais (2010). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regimes de Privação da Liberdade (GEPÊPrivação) (CNPq, 2006) e o Grupo de Pesquisa Pedagogia Social (CNPq, 2005), por meio do qual realiza os Congressos Internacionais de Pedagogia Social e as Jornadas Brasileiras de Pedagogia Social. É autor de vários livros e artigos sobre questões relacionadas ao acolhimento institucional, privação da liberdade e Educação nos sistemas socioeducativo e penitenciário e é o principal organizador dos Congressos Internacionais de Pedagogia Social e editor da Coleção Pedagogia Social composta, de dez livros já publicados. CURRICULO LATTES COMPLETO: http://lattes.cnpq.br/6796429099935802 Contatos: (11) 7802-2672 ou 8342-0094 E-mail: kalil@usp.br
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.