Conteúdo e forma de Georg Simmel: recursos de cinema para compreender o clássico

Jesus Marmanillo Pereira, Larissa Aryane Lima Araujo, Ana Luísa Pereira Marques

Resumo


Neste estudo pretendemos discutir teorias e conceitos abordados por Georg Simmel baseados nos filmes “A onda” (2008) e “A outra história americana” (1999), de maneira a salientar uma abordagem de algumas imagens capturadas no decorrer de ambos. Pensamos na abordagem como um exercício prático e teórico de exposição do clássico, visando a transmissão das contribuições dele em situações em sala de aula. Assim, o trabalho busca a possibilidades para discutir e pensar os conceitos do autor e suas obras “As grandes cidades e a vida do espírito” (2005) e “Questões fundamentais de Sociologia: Individuo e sociedade” (2006). Pretendemos buscar estabelecer a relação entre o clássico e essa abordagem cinematográfica, partimos dos conceitos “forma e conteúdo” abordados pelo autor. A “forma” compreende-se como mútua determinação e interação dos elementos pelos quais se constrói uma unidade, favorecem a construção de representações e práticas comuns portadoras de significado. Já por conteúdo “compreende-se toda realidade histórica como impulso, interesse, finalidade, tendência, condicionamento psíquico e movimento nos indivíduos tudo o que está presente nele de modo a engendrar ou mediatizar os efeitos sobre os outros, ou a receber esses efeitos dos outros” (SIMMEL, 2006 p.60)


Palavras-chave


Forma, conteúdo, sociologia, imagem.

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DOI: https://doi.org/10.18468/pracs.2020v13n2.p461-473

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