Escolarização em Sapiranga/RS nas primeiras décadas do século XX: a presença dos grupos escolares

José Edimar de Souza, Valesca Brasil Costa

Resumo


O objetivo do estudo procurou construir a partir de fotografias e documentos, aspectos sobre os primeiros tempos de implantação do Grupo Escolar de Sapiranga, posteriormente identificado como “Coronel Genuíno Sampaio”. Os procedimentos teóricos e metodológicos estão fundamentados na perspectiva da história cultural e da análise documental. O estudo vale-se da consulta a arquivos e acervos públicos. Importa para a pesquisa analisar o processo de institucionalização dos Grupos Escolares no Rio Grande do Sul, considerando que esta forma de organização escolar, prioritariamente, fora instituída no espaço urbano a partir de 1930. Considera-se até o momento que a escolarização pública desenvolvida no Estado nas primeiras décadas do século XX contou com a presença desse tipo de instituição escolar em algumas localidades, como é o caso de Sapiranga.


Palavras-chave


Instituições escolares. Grupo Escolar. Práticas de escolarização

Texto completo:

PDF Português


Direitos autorais 2020 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.