Fractais do ensino de História: um panorama da produção acadêmica sobre a história local (2009-2019)

Ocimara Fernandes Negreiro Oliveira, Paulo Augusto Tamanini, Francisco da Vieira da Silva

Resumo


O trabalho apresenta um mapeamento da produção acadêmica sobre a História Local em Mossoró – RN e no Brasil entre os anos de 2009 a 2019, com o intuito de conhecer o que vem sendo produzido sobre a temática e perceber a concepção do panorama acerca desse ensino. Metodologicamente, temos uma pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa e um trabalho do tipo estado da arte. Destarte, além reunirmos o que vem sendo produzido e discutido no meio acadêmico sobre a História Local, tecemos considerações sobre sua abordagem metodológica, os principais sujeitos que retratam o assunto, em quais locais se originam e como têm se configurado as discussões. Os resultados encontrados mostram oito trabalhos, exibindo uma baixa produção sobre o tema, sobretudo, pela dimensão do recorte temporal, o que nos leva a refletir sobre a importância de dinamizar, produzir e divulgar mais estudos, abrindo caminhos para novas empreitadas investigativas, sobretudo, na relação da História Local com o Ensino.


Texto completo:

PDF Português


DOI: https://doi.org/10.18468/pracs.2020v13n2.p505-520

Direitos autorais 2020 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.