Gestão democrática X desempenho no ENEM: Um estudo em escolas da capital do Amapá

Letícia Uane Avis de Oliveira, Alan Carlos Pereira Costa, Gustavo Magno de Oliveira Ubirajara, Cláudio Márcio Campos de Mendonça

Resumo


O presente artigo investigou a influência da Gestão Escolar democrática no desempenho dos alunos de escolas públicas em Macapá/AP no Exame nacional do ensino médio (ENEM). Com base nisso, o artigo teve como objetivo geral comparar os modelos de gestão das melhores e piores escolas de uma capital da região amazônica de acordo com o ranking do ENEM, de acordo com 4 elementos da gestão democrática. Para tanto, foi elaborado um instrumento de coleta de dados utilizando questões com enfoque em participação, autonomia e transparência, e posteriores entrevistas com os gestores das escolas públicas que obtiveram melhores e piores desempenhos no Exame. Os resultados obtidos na pesquisa, evidenciam que a Gestão Escolar influencia de maneira positiva no desempenho dos alunos e nas suas respectivas notas no ENEM, sendo que as escolas com as notas mais elevadas apresentam maiores níveis de participação e transparência.

Palavras-chave


Gestão escolar; Gestão democrática; Desempenho educacional; ENEM

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DOI: https://doi.org/10.18468/pracs.2018v11n1.p131-148

Direitos autorais 2018 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP

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