ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA

João Paulo da Conceição Alves, Márcia Pereira da Silva, Ronaldo Marcos de Lima Araujo

Resumo


Analisa a proposta de Ensino Médio Integrado (EMI), a partir do Projeto Político-Pedagógico de uma escola de educação profissional na cidade de Belém/PA. Trata-se de analisar por meio do planejamento pedagógico dos professores, a relevância e profundidade da realização do ensino médio integrado na escola. Mediante uma abordagem qualitativa, a pesquisa nos revelou que o EMI avança em iniciativas isoladas dos docentes, porém é comprometido pela ausência de um planejamento coletivo e interdisciplinar, o que prejudica a realização da integração do ensino. Dessa forma, a desintegração do ensino de base propedêutica com os conhecimentos técnicos do trabalho constitui um ensino médio dual, o que compromete a formação acadêmica e política dos sujeitos da escola


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