Convocatória para Dossiê: Antropologias Hoje

DOSSIÊ ANTROPOLOGIAS HOJE

Marcus Cardoso (PPGEF/UNIFAP)

CIbelle Canto (UNB)

Raysa Nascimento (UFPE)

 

Recebimento de artigos até a data de 30 de Setembro de 2021.

Esse dossiê nasce dos encontros dos Seminários Antropologias Hoje, organizados pelo Professor Doutor Marcus Cardoso e pelas pesquisadoras Cibelle Canto e Raysa Nascimento. Os seminários, que compõem parte das atividades do Laboratório de Estudos Etnográficos e Antropologia do Direito (LAET), têm como objetivo promover o debate sobre temas pulsantes na antropologia a partir das pesquisas e as reflexões de jovens pesquisadoras na pós-graduação de diversas universidades do país.

A Antropologia, enquanto ciência, vem sendo incitada a dar respostas acerca da sua origem enquanto disciplina, através de uma perspectiva colonialista, e de suas análises sobre os desafios que se apresentam hodiernamente. Tendo isso em perspectiva e considerando os debates promovidos pelos Seminários Antropologias Hoje, nosso objetivo com esse dossiê é oferecer um espaço para pesquisadoras que desenvolvam pesquisas acerca de temas inquietantes sobre cenário político-social brasileiro, assim como sobre a academia e o fazer antropológico.

 Este dossiê convida pesquisadoras a compartilhar suas reflexões teóricas e experiências pessoais fundamentadas em pesquisas etnográficas, dentro dos temas: estudos decoloniais, maternidade e academia, ativismos, antropologia fora da academia, morte e COVID-19, feminicídio, patrimônio imaterial, racismo religioso, gênero e sexualidade, e pesquisas que explorem os processos de construção e reconstrução da disciplina.

Normas para submissão podem ser acessadas em: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/about/submissions#onlineSubmissions.