Notícias

A PRACS surge no âmbito da Universidade Federal do Amapá e, mais especificamente, do Curso de Ciências Sociais com a intenção de participar do espaço científico brasileiro das publicações ligadas às áreas de humanidades e Ciências Sociais. A abrangência dessas áreas permite aos colaboradores publicarem artigos multidisciplinares e que apresentem a atmosfera acadêmica de produção do conhecimento em um mundo globalizado, complexo e contraditório. Tendo por matéria-prima a realidade, os artigos elaborados a partir dela terão como pano de fundo de suas interpretações a perplexidade, a dúvida e as possibilidades que marcam o ambiente intelectual do início do milênio. É com o propósito de trazer à tona o espírito desse tempo que foi produzida esta revista. Obviamente, ela não pode deixar de fora as comunicações científicas convencionais, os comentários rápidos, os relatos de experiência e revisões que atualizam e substanciam os referenciais teóricos da atualidade. Mas o eixo da revista é o olhar crítico sobre o presente com o olhar do presente. O olhar polêmico e atento pronto para integrar novos e velhos paradigmas. Pronto para avançar além do acúmulo de dados coletados e de gráficos e tabelas apresentadas. Pronto para participar do novo olhar científico que se aponta no horizonte.

Convocatória para Dossiê: Laicidade, intolerância religiosa e paganismo

 
Organizadores: Francisca Verônica Cavalcante (UFPI) e Marcos Vinicius de Freitas Reis (UNIFAP)

Recebimento de textos até: 31 de outubro de 2021

Este dossiê tem por objetivo reunir pesquisas que discutam processos de laicidade, intolerância religiosa e o fenômeno do paganismo na América Latina e no Brasil, onde o campo religioso é formado por uma diversidade religiosa e espiritual. A dinâmica de aumento ou diminuição de adeptos nas diversas religiões e novas formas de vivenciar a espiritualidade traz à tona um interlocutor contemporâneo que apresenta experiências de práticas e rituais marcados por sociabilidade e individualismo religioso, e nos serve para pensar as relações de poder estabelecidas entre Estado, religiões e novas formas de vivenciar a espiritualidade. Sabe-se que o fenômeno da laicidade apresenta uma intrínseca relação com as características históricas e culturais de cada nação onde esse processo se dá, imprimindo maneiras de ser, agir, sentir e pensar em seus diferentes contextos.

Texto completo da convocatória: [https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/announcement/view/115](https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/announcement/view/115).
 
Publicado: 2020-12-05 Mais...
 

Chamada permanente para novos pareceristas

 
**CHAMADA PERMANENTE PARA CADASTRO DE NOVOS PARECERISTAS**

A **PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP** convida pesquisadores, do Brasil e do exterior, que tenham interesse e disponibilidade para compor seu conselho científico na qualidade de pareceristas.

Doutores e doutorandos, vinculados ou não a instituições de ensino ou pesquisa, podem preencher o formulário de inscrição no site da Revista ([https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/user/register](https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/user/register)) e aguardar o contato do Comitê Editorial do periódico.

O objetivo da chamada é ampliar o conselho científico de pareceristas da revista PRACS em todas as áreas das Ciências Humanas e Filosofia.

A atuação do parecerista consiste em avaliar artigos originais, ensaios teóricos, revisões de literatura, resenhas e entrevistas, dentro das áreas temáticas que escolherem previamente no formulário de inscrição.

O parecer consiste na leitura crítica dos textos enviados, apontando eventuais problemas, lacunas e recomendações para aperfeiçoamento dos textos. Por fim, o parecerista deve fazer uma recomendação sobre o artigo, que pode ser a aprovação para publicação, a recomendação pela não-publicação ou pela publicação após realização de adequações.

Os pareceristas receberão uma certificação para cada um dos pareceres realizados.

A revista PRACS foi fundada em 2008 e tem por objetivo a publicação de pesquisas sobre os diversos temas das Ciências Humanas e Filosofia, bem como de ciências exatas e naturais em suas interfaces com as Ciências Humanas. A Revista PRACS recebe textos em fluxo contínuo e é publicada quadrimestralmente.

Ao fazer o cadastro, não se esqueça de que é muito importante o preenchimento das **áreas de interesse para avaliação**.

Acesse o formulário de cadastro no link: [https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/user/register](https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/user/register).
 
Publicado: 2020-08-03 Mais...
 
1 a 2 de 2 itens