EDUCAÇÃO E PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA ÁREA DO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – PI

Andrezannatta de Alencar Campos, Rose Danielle de Carvalho Batista, Cinara Araújo Santos, Morgana Fernandes Lima de Sousa

Resumo


O presente estudo tem por objetivo analisar a educação ambiental como uma ferramenta de ação e de aprendizagem compartilhada a partir da percepção do ambiente estudado. Nesse sentido, a partir de discussões prévias em sala de aula com sessões de vídeo, leitura de textos e dinâmicas realizou-se trabalho de campo no Parque Nacional Serra da Capivara com alunos de uma escola privada em Floriano-Piauí. Ao final, obteve-se uma reflexão crítica sobre a importância da educação ambiental e da ação humana em paisagens naturais e o reconhecimento do espaço vivido e sentido, fundamental para sustentabilidade das relações com o meio ambiente.

Palavras-chaves: Educação ambiental. Paisagens naturais. Percepção ambiental. Sustentabilidade. Aprendizagem.


Texto completo:

PDF Português


DOI: http://dx.doi.org/10.18468/planetaamazonia.2016n8.p107-120

Direitos autorais 2017 Planeta Amazônia

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.