A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO VÍDEO CONCEBIDA EM AULAS NA ESCOLA ESTADUAL SÃO BENEDITO, MACAPÁ, AP.

Edilene Fernandes Góes, Ana Cristina de Paula Maués Soares

Resumo


RESUMO:Este estudo objetivou compreender como vem sendo utilizada a Dimensão Pedagógica do Vídeo na Escola São Benedito, Macapá – AP, pois o vídeo traz ao processo ensino e aprendizagem, um conjunto de atitudes metodológicas, que usadas pedagogicamente, favorecem a qualidade da educação de forma significativa,  criativa e capaz de encantar e instigar os alunos a buscar mais conhecimento, desmistificando ter  o audiovisual apenas o caráter  de entretenimento. Teve como suporte investigativo uma abordagem qualitativa etnográfica, focada no processo educativo. Levantando dados a partir de técnicas de observação; entrevistas intensivas e aplicação de questionários. Destacou--se a formação continuada dos profissionais da escola e o interesse, como fatores para o sucesso do uso do vídeo pedagogicamente. Conclui-se, apresentando um estímulo maior em proporcionar mais conhecimento à pesquisadora e melhorar as atividades com vídeo dos professores, em prol de uma educação mais dinâmica e inovadora.


Texto completo:

PDF Português


Direitos autorais 2016 Planeta Amazônia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.