Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os artigos deverão ser submetidos pelo navegador MOZILLA FIREFOX ou GOOGLE CHROME, pois o Internet Explorer não possibilita a submissão integral. Primeiramente faça o seu cadastro e/ou login. A seguir, clique na Página do Usuário, na opção Autor, em Iniciar nova submissão e preencha os passos do processo.

O artigo, entre 10 a 20 páginas, deverá ser apresentado segundo os itens abaixo:

1- Cabeçalho: O cabeçalho é composto de:

  • título do artigo, que deve ser centralizado e em negrito;
  • nome do(s) autor(es), com alinhamento à direita;
  • breve currículo do(s) autor(es) deverá constar logo abaixo do nome do autor.

2- Resumo: Deverá ter no máximo 100 palavras, na língua original do autor (português, inglês, espanhol e francês). Também, deverá ser apresentado obrigatoriamente em inglês.

3- Palavras-chave: deverão ser apresentadas 05 palavras-chave.

4- Sumário: dos itens e subitens do artigo. O Sumário deve ser iniciado com o número 1, relativo à Introdução. Os demais títulos devem ser numerados sequencialmente, inclusive as Considerações Finais. Não usar os marcadores do Word.

Exemplo: 1. Introdução - 2. Princípios constitucionais ambientais: 2.1. Princípio do desenvolvimento sustentável; 2.2. Princípio do poluidor-pagador - Considerações finais. 

5- Introdução: A introdução expõe o tema do artigo, relaciona-o com a literatura consultada, apresenta os objetivos e a finalidade do trabalho. 

6- Desenvolvimento: O desenvolvimento é a parte principal e mais extensa do artigo, visa a expor as principais idéias, onde pode ser apresentado o resultado a partir da apresentação dos dados e discussão dos mesmos. Podem ser apresentados com tabelas e gráficos. Deve ser numerada em tópicos e itens. .

7- Considerações finais: As considerações finais destacam os resultados obtidos na pesquisa ou estudo. Deve ser breve, podendo incluir recomendações ou sugestões para outras pesquisas na área. Não deve ser numerada.

8- Referências: Deverá ser citada as fontes consultadas, segundo as normas da ABNT     

9- Citações: As citações realizadas no corpo do texto devem obedecer ao sistema autor-data. Exemplo: "A realidade é que a situação do patrimônio paleontológico é relegada a plano secundário" (FREITAS, 2002, p. 107).

10- Notas: Tem a finalidade de prestar esclarecimentos ou inserir no trabalho considerações complementares, cujas inclusões no texto interromperiam a sequência lógica da leitura.

11- Normas Técnicas: Conforme normas da  ABNT:

I. Tipo de fonte ARIAL.
II. Papel formato A4: 210mm X 297mm.
III. Margens:
Superior 3cm;
Inferior 3cm;
Esquerda 3cm;
Direita 3cm.
IV. Espacejamento: Entre linhas e entre parágrafos é 1,5; Nas citações use espaçamento simples
V. Parágrafos: justificados;
VI. Numeração de páginas: no canto superior direito iniciando na introdução do trabalho;
VII. Estruturas de parágrafos: iniciar sempre o parágrafo com uma tabulação para indicar o início (apor um recuo no começo do parágrafo).
VIII. Tamanho da fonte:
8.1 No título do artigo (em letras maiúsculas e em negrito) = 12;
8.2 No nome do(s) autor(es) = 10;
8.3 Breve currículo  10;
8.4 No resumo = 10;
8.5 Nas palavras-chave = 12;
8.6 Na redação do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) = 12;
8.7 Nas citações longas = 10
8.8 Bibliografias= 12.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. Todo destaque que se queira dar ao texto deve ser feito com o uso de itálico. Jamais deve ser utilizado o negrito ou o sublinhado.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaro que o presente artigo/resumo é original, isto é, não foi publicado bem como não foi encaminhado para nenhum outro periódico nacional ou internacional.

Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as)autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas .

Obs.: Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas adota a política do copyleft, isto é, após a publicação é livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.