Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Línguas Indígenas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Instruções para Artigos  

1. São aceitas contribuições em português, inglês, espanhol e francês.

2. Título. Centralizado, negrito, todo em caixa alta. Após o título na língua do artigo, deve constar a tradução do título em inglês, exceto para os casos em que esta língua é utilizada ao longo de todo o artigo.

3. Resumo. Duas linhas após o título do artigo com os seguintes critérios: conter entre 150 e 300 palavras, fonte Times New Roman, 11 pt, espaçamento simples.

4. Palavras-chave. Palavras-chave seguem uma linha após o resumo, com a indicação de no máximo cinco, separadas por ponto.

4. Abstract. Deve ser escrito em inglês, exceto artigos escritos nesta língua, que devem eleger outro idioma. Deve obedecer aos mesmos critérios do resumo, a saber: conter entre 150 e 300 palavras, fonte Times New Roman, 11 pt, espaçamento simples.

5. Keywords. Uma linha após o abstract, com a indicação de no máximo cinco, separadas por ponto.

6. Os artigos devem ser enviados em arquivos formato .docx (ou semelhantes) e também em formato .pdf, página A-4, contendo no mínimo 10 laudas e no máximo 30 laudas, espaço duplo, Times New Roman, fonte 12 pt. As páginas devem ser numeradas no canto inferior direito.

7. Os dados de autoria não devem constar no arquivo do artigo submetido à Revista Brasileira de Línguas Indígenas, respeitando-se o sistema Double blind peer review. As informações de autoria, filiação acadêmica e e-mail são inseridas em seção específica no sistema de submissões online (cadastro de usuários).

8. Transcrições fonéticas. Para as transcrições fonéticas, devem ser usados os símbolos do Alfabeto Fonético Internacional, preferencialmente as fontes Arial Unicode ms, Lucida Sans Unicode, Doulos Sil Unicode, Charis Sil Unicode, Gentium ou Times New Roman (versão 2010 e seguintes).

8. Glosas. Para as glosas e traduções dos exemplos, os autores devem seguir as convenções de glosamento interlinear morfema-por-morfema do Leipzig Glossing Rules, disponível em: www.eva.mpg.de/lingua/resources/glossing-rules.php. Solicita-se o uso de small caps (caixa altal) para as abreviações de categorias nas glosas interlineares.

9. Notas de rodapé. As notas de rodapé devem ser digitadas no fim da página e numeradas a partir de 1. As notas de rodapé não devem ser utilizadas unicamente para citações ou referências bibliográficas. Não devem ser usadas notas no título do artigo ou no nome do autor.

10. Citações. As citações devem seguir no corpo do texto, seguindo a NBR 10520/2002 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

11. Referências. As referências bibliográficas, contendo apenas as obras citadas no texto, seguem duas linhas após o texto final, em conformidade à NBR 6023/2002 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O recurso tipográfico para destaque é, preferencialmente, o itálico.

12. Figuras e tabelas. As figuras e as tabelas devem ser numeradas a partir do número 1 e estarem centralizadas. O tamanho máximo das imagens não deve ultrapassar os limites das margens. Os títulos e legendas devem vir com um espaço simples antes e depois de cada figura, tabela e/ ou gráfico; deve ser usada a fonte Times New Roman tamanho 10, sem espaço antes e com um espaço simples depois. Os títulos e legendas devem vir acima das figuras/tabelas/gráficos. Somente o título deve vir em negrito. Os textos das legendas devem ser alinhados ao tamanho do objeto gráfico. A fonte deve vir abaixo da imagem, também em Times New Roman, tamanho 10, porém alinhado à esquerda, alinhado ao tamanho do objeto gráfico.

13. Resenhas. Resenhas de livros e teses que tratem de línguas indígenas brasileiras, recentemente publicados, de, no máximo, 15 laudas, devem seguir as mesmas normas de submissão adotadas para os artigos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB) e também em formato .pdf.

  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.

  4. O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos, Times New Roman; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos; contém mínimo 10 laudas e no máximo 30 laudas; as páginas são numeradas no canto inferior direito.

     

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.