Uso de tecnologia em sala de aula: youtube recurso para o ensino de língua inglesa

Patricia Vasconcelos Almeida, Joyce dos Santos Honório

Resumo


O presente artigo tem como tema o uso da tecnologia, mais especificamente o computador em sala de aula trazendo o site Youtube como um recurso didático para o ensino da língua inglesa. Buscando apresentar a importância de um artefato tecnológico em sala de aula para o ensino-aprendizagem da língua inglesa, o recorte deste artigo visa mostrar os pontos positivos e negativos de utilizar o computador conectado a internet em sala de aula tendo como pano de fundo os recursos do Youtube. A pesquisa é de cunho qualitativo e comparativo confronta o conteúdo de alguns canais: Inglês com Séries, Jennifer ESL e Inglês Winner a fim de perceber se a tecnologia digital e o vídeo em sala de aula podem vir a ser ferramentas úteis e que podem auxiliar o professor no processo de ensino de uma língua estrangeira. Tendo como fundamentação teórica os trabalhos na área do ensino de línguas mediadas pelas tecnologias digitais foi possível perceber que os recursos do site podem viabilizar uma proposta de ensino diversificada e desafiadora e uma aprendizagem engajada e autônoma.


Texto completo:

PDF Português


DOI: https://doi.org/10.18468/letras.2019v9n3.p67-82

Direitos autorais 2020 Letras Escreve

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.