Multiletramentos e materiais didáticos digitais: uma proposta para o ensino de língua portuguesa

Eloiny Ptra Brasil Lazamé Nóbrega, Rosivaldo Gomes

Resumo


Sabe-se que a inclusão das tecnologias digitais ao currículo e nas salas de aulas possibilitam práticas de letramento escolar, mais especificamente, letramentos digitais, e, assim, novos rumos para o ensino e aprendizagem que contemplam a realidade tecnológica vivenciada pelos alunos para além dos muros da escola. Nesse sentido, a partir da perspectiva teórica de web currículo (ALMEIDA, SILVA, 2011; ALMEIDA, VALENTE, 2012; ROJO, 2013), protótipos didáticos digitais (ROJO, 2012; 2013) e das discussões sobre a Pedagogia dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009; KALANTZIS; COPE, 2006), apresentamos uma proposta de um material didático digital interativo para o ensino do gênero infográfico hipermidiático. Para a elaboração do material didático digital utilizamos o software Kotobee Author. Esperamos com essa proposta didática possibilitar discussões de novas propostas de ensino que considerem as tecnologias digitais e os novos multiletramentos como meio para produção de leitura e escrita, tendo em vista as necessidades dos alunos deste século.

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DOI: https://doi.org/10.18468/letras.2018v8n2.p147-169

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