Letras Escreve

Qualis CAPES A4DOI: http://dx.doi.org.10.18468/letras.Letras Escreve (ISSN 2238-8060) é um periódico semestral, com avaliação de pares, mantido pelos cursos de Letras Inglês / Francês da Universidade Federal do Amapá (Macapá-AP). Tem como missão divulgar produções científicas de pesquisadores de universidades do Brasil e do exterior e, consequentemente, fomentar o debate acadêmico nas áreas - aplicada e teórica - de Letras, Linguística e Literatura.Letras Escreve is a peer-rewiewed biannual journal, sponsored by the School of Letters of the Universidade Federal do Amapá (Macapá - Amapá - Brazil). It aims to promote scholarly production in the Literacy field (Linguistic, Applied Linguistic and Literature), allowing researchers from Brazil and abroad to share their research in the theorectical and/or applied area.  

Imagem para capa da revista

 

Letras Escreve (ISSN 2238-8060) está indexada em:

 alt=

Journals for Free

La Criée : périodiques en ligne

Sumários.org 

 

 


REVISTA LETRAS ESCREVE - DOSSIÊS TEMÁTICOS LITERATURA (2023)

-------------------------------------------------------------------------------------

Chamada Letras Escreve - Dossiê temático: Prorrogada a chamada Letras Escreve - Dossiê Temático: IMAGINÁRIOS, MITO E LINGUAGEM

O grande pensador moderno Joseph Campbell disse na sua obra "As transformações do mito através dos tempos", que o material do mito corresponde ao material da nossa vida, do nosso corpo, do nosso meio ambiente. As religiões, as artes, formas sociais do homem primitivo e histórico, descobertas das ciências e da tecnologia e os próprios sonhos surgem do ciclo básico do mito; este, por sua vez, inspira profundamente centros criativos e se nos apresenta em forma de símbolo, produções espontâneas da psique, capaz de promover transformações no pensamento do homem.

Entendendo o mito como fonte de significação de uma obra literária o dossiê Imaginários, mito e linguagem mostra que o texto poético é sempre uma experiência inaugural, a cada leitura somos invadidos por novas descobertas, novas imagens, sonhos, que nos permitem refletir sobre a experiência de “estar no mundo”. O mito, como fonte de significação, se expressa pelas mais diferentes linguagens oriundas do imaginário coletivo, neste sentido, contribui para a ampliação da noção de estudos culturais que são balizados pelos mitos, imagens míticas, trazendo à tona os problemas humanos à luz de pressupostos teóricos multidisciplinares, de modo a provocar nos leitores reflexões que favorecem uma ampla visão do sujeito "humano" que habita as atuais sociedades ocidentais ou ocidentalizadas.

Prazo para recebimento dos artigos: 10 de outubro de 2023

Previsão da publicação: Janeiro de 2024

Organizadores:        

Ana Maria Leal Cardoso

Fernanda da Encarnação

Junior Rosa

-------------------------------------------------------------------------------------

Chamada Letras Escreve - Dossiê temático: 

Tradição é termo de origem latina (tradere = entregar, transmitir à posteridade). É utilizado em diversas acepções: jurídica (transmissão de propriedade), teológica (comunicação das fontes da revelação segundo a Igreja) e literária (conjunto de obras, temas, técnicas expressivas, estilos de origem popular) de cujo repertório surge toda e qualquer criação artística.

A tradição se impõe como base consolidadora da vida humana e da cultura dela resultante. Contudo, tanto serve de sustentáculo da coesão social quanto pode estorvar as mudanças naturais necessárias ao aprimoramento da vida em sociedade. Essas duas faces da tradição, que se tensionam entre si, ensejam momentos de ruptura cultural. Essas ocorrências acontecem com frequência nos domínios da transmissão da oratura, das artes e do pensamento em geral.

Nas mais diferentes culturas há um repertório muito rico de tradição oral e, popular, quase sempre anônimo, que cristalizou mais tarde o que se convencionou chamar de obra escolarizada, culta, clássica ou erudita.

Na história da literatura devemos estar atentos para a alternância (por vezes à simbiose) entre a continuidade e a ruptura com a tradição.

De fato, importantes movimentos literários começaram por uma ruptura: Renascimento, Romantismo, Vanguardas. Na literatura de Língua Portuguesa, tivemos o Movimento Modernista de 1915, em Portugal, levado a cabo pelo Grupo de Orpheu, e no Brasil, a Semana de Arte Moderna de 1922, que imprimiu novo rumo ao panorama das artes em nosso País.

No visível entrechoque dialético das tendências culturais, há sempre a força da resistência contraposta à da inovação. E há também a força residual nutrida tanto pela tradição quanto pela inovação, para possibilitar a sequência do vigor expressivo e criativo do homem. Este DOSSIÊ vem convidá-lo a explorar o tema em questão, na perspectiva da Teoria da Residualidade, enriquecendo-o com seu trabalho.

Prazo para recebimento dos artigos: 06 de novembro de 2023

Previsão da publicação: Janeiro de 2024

Notícias

 

Prorrogada a chamada Letras Escreve - Dossiê Temático: IMAGINÁRIOS, MITO E LINGUAGEM

 
Novo prazo para recebimento dos artigos: 10 de outubro de 2023

Previsão da publicação: Janeiro de 2024
 
Publicado: 2023-09-19 Mais...
 

Chamada Letras Escreve - Dossiê Temático: IMAGINÁRIOS, MITO E LINGUAGEM

 
Chamada Letras Escreve - Dossiê Temático: IMAGINÁRIOS, MITO E LINGUAGEM

Prazo para recebimento dos artigos: 17 de setembro de 2023
Previsão da publicação: Dezembro de 2023
 
Publicado: 2023-09-04 Mais...
 
Outras notícias...