Uma pintura barroca: nuances do século XVII e da obra do Padre Antônio Vieira, um embaixador do evangelho nas cortes e nas matas

Pedro Silva Goudard Cruz, Thiago Soares de Oliveira, Felipe Vigneron Azevedo

Resumo


Este artigo objetiva contextualizar a obra do Padre Antônio Vieira no panorama barroco do século XVII, percebendo como se exibem os valores que guiavam e as ideias que povoavam as mentes da época, além de deslindar as vertentes predominantes no discurso religioso do jesuíta. Parte-se, pois, de um esforço reflexivo a fim de estabelecer um verdadeiro diálogo entre áreas indissociáveis: a literatura e o contexto histórico. Por meio da pesquisa bibliográfica, dada a própria fonte de dados a que se recorre para o desenvolvimento da proposta, pretende-se promover um reflexão que sirva aos propósitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, ao propor um estudo que vá além da trivial memorização de datas e marcos.


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DOI: https://doi.org/10.18468/letras.2018v8n4.p179-188

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