FELICIDADE CLANDESTINA E CLANDESTINA FELICIDADE

Avanúzia Ferreira Matias

Resumo


Este trabalho teve o propósito de apresentar Clarice Lispector, uma importante escritora do Modernismo Brasileiro, e um pouco de sua obra aos estudantes de uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino do Ceará localizada em Fortaleza. Nosso objetivo foi, além de incentivar a leitura e a produção de texto, incitar os alunos para a interação com textos literários e reflexão sobre os fatos da ficção que dialogam com fatos reais. Fundamentamo-nos em Bakhtin (2002) para explorar o dialogismo, recurso responsável por revelar detalhes imprescindíveis em fatos vividos por muitas pessoas em momentos e movimentos distintos. Em termos metodológicos, o conteúdo foi apresentado aos alunos do 3º ano do ensino médio em quatro etapas e, junto com o material didático de nossa autoria, também utilizamos o DVD Curta na Escola, que contém, dentre os oito vídeos, um curta-metragem que retrata partes da vida da autora aqui referida e cujo objetivo é realizar, em sala de aula, o uso de diferentes ferramentas para estimular os discentes a 1. descobrir o universo enigmático das narrativas de Clarice; 2. despertar o prazer pela leitura; 3. produzir textos a partir de uma releitura dos fatos narrados no livro e das experiências cotidianas. Nossos resultados foram satisfatórios, visto que a maioria dos alunos apreendeu o contexto socio-histórico e literário do assunto estudado, demonstrou interesse pela leitura das obras da autora e produziu textos coerentes sobre si mesmo, dialogando com o contexto literário escrito pela autora, o que, para nós, representou uma experiência exitosa.


Texto completo:

PDF Português


DOI: https://doi.org/10.18468/letras.2016v6n1.p250-258

Direitos autorais 2016 Letras Escreve

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.