PROFESSOR-PESQUISADOR: ESTREITAMENTO DOS LIMITES ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Resumo
Este artigo trata da articulação entre duas funções do educador, a docência e a pesquisa, considerando que são ações complementares que concomitantemente contribuem para a produção do conhecimento acadêmico e para o aprimoramento da práxis. O objetivo foi o de discutir os questionamentos a respeito da isenção possível e da credibilidade de tais pesquisas em que o sujeito é ao mesmo tempo professor e pesquisador. Conclui-se que em caso algum a pesquisa qualitativa em Ciências Humanas será totalmente neutra e ausente da influência do pesquisador, sendo assim, o rigor metodológico garante aos resultados encontrados pelo professor-pesquisador a mesma credibilidade daqueles resultantes da pesquisa acadêmica.
Palavras-chave: Pesquisa. Docência. Educação. Práxis.
Texto completo:
PDF PortuguêsDireitos autorais 2015 Letras Escreve
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.