Letras Escreve

Qualis CAPES B2

DOI: http://dx.doi.org.10.18468/letras.

Letras Escreve (ISSN 2238-8060) é um periódico semestral, com avaliação de pares, mantido pelos cursos de Letras Inglês / Francês da Universidade Federal do Amapá (Macapá-AP). Tem como missão divulgar produções científicas de pesquisadores de universidades do Brasil e do exterior e, consequentemente, fomentar o debate acadêmico nas áreas - aplicada e teórica - de Letras, Linguística e Literatura.

Letras Escreve is a peer-rewiewed biannual journal, sponsored by the School of Letters of the Universidade Federal do Amapá (Macapá - Amapá - Brazil). It aims to promote scholarly production in the Literacy field (Linguistic, Applied Linguistic and Literature), allowing researchers from Brazil and abroad to share their research in the theorectical and/or applied area.  


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REVISTA LETRAS ESCREVE - DOSSIÊS TEMÁTICOS LITERATURA (2020)

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Chamada Letras Escreve - Dossiê temático: LITERATURA & ARTES

 O debate sobre a relação entre a literatura e outras artes tem uma longa tradição, que se destaca nas obras de Horácio Ars Poetica (c. 14-13 a.C.), um dos primeiros autores a estabelecer a origem da relação entre imagem e palavra. A obra do século XVIII Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia (1766), de Gotthold Ephraim Lessing considera a pintura como uma “arte da imagem” e a poesia como uma “arte da linguagem” (LESSING, 1998, p. 96). Já nas vanguardas modernistas do século XX, artes plásticas e literatura estreitamsuas relações por meio do cubismo e também do surrealismo. As fronteiras e os diálogos entre a literatura e as outras artes criam questões relevantes para entender a dinâmica da cultura e da sociedade, ao longo dos séculos. No mundo contemporâneo, a intensa hibridez entre os gêneros e as formas representativas coloca em questão a ideia moderna de representação. O dossiê Literatura & Artes pretende questionar qual é o papel estético, cultural e político da literatura e das artes, convidando a apresentar contribuições sobre as relações múltiplas entre texto(s) e imagem, e as diversas formas de representação, tais como pintura, escultura, cinema, teatro, performance, música. Esperamos receber contribuições de percursos não apenas críticos e interpretativos como também metodológicos, no que diz respeito à diversidade temática e metodológica das artes em diferentes contextos.

Prazo final de recebimento dos artigos: 14 de junho de 2020.

Previsão da publicação: na edição 01 de 2020.

Organizadores:

Prof.ª Dr.ª Fernanda Santos

Prof. Dr. Rafael Senra Coelho

Prof. Me. Marcos Paulo Torres Pereira

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Chamada Letras Escreve - Dossiê temático: ESTUDOS CLÁSSICOS

Mesmo historicamente bem assentadas nos cursos de Letras de todo o país, as disciplinas de Latim e, nos cursos que logram o privilégio de poder contar com elas, também as de Grego Clássico têm sido constantemente provocadas a reafirmar sua fundamental relevância para a formação intelectual e social do cidadão,  sobretudo no Ocidente. Quando se auferem e contrastam dados de viés tanto linguístico como literário, histórico, filosófico, etc., a magnitude e alcance dos estudos propiciados pelas culturas do Mundo Antigo são patentes e até mesmo "óbvios e ululantes", para repercutir aqui a célebre expressão creditada a Nelson Rodrigues. Dizendo de outra forma, a Antiguidade Clássica demanda, merece e deve ser revista e revisitada constantemente, afinal, como destaca Italo Calvino em seu célebre Perchéleggere i classici, de 1991,  a leitura e a reflexão empreendidas sobre o universo criado por Homero e Virgílio, por exemplo, não teria necessariamente algo de novo a ensinar, mas causa incomensurável prazer e surpresa por provocar uma certa homologação entre o que veiculam e o que se pensava já ter por conhecido, experiência que induz a novas retomadas, redescobertas e reflexões. Amparado em tais pensamentos e para promover justa homenagem aos Estudos Clássicos produzidos no Brasil, principalmente aos pesquisadores que se dedicam às línguas grega e latina e suas respectivas culturas, o dossiê temático da Revista Letras Escreve convida à submissão de trabalhos, fazendo notar que aceitará tanto aqueles que versem sobre a antiguidade, tomada como objeto de estudo de matiz literário e linguístico, quanto os que façam ponderações de cunho filosófico, político, religioso, social e cultural acerca do mundo helênico e romano antigo.

Prazo final de recebimento dos artigos: 16 de agosto de 2020.

Previsão da publicação: na edição 02 de 2020.

Organizadores:

Prof. Dr. Marco Aurélio Rodrigues (UNIFAP/Campus Santana)

Prof. Dr. João Batista Toledo Prado (UNESP/FCLAr)

Colaboradores:

Prof. Dr. Rafael Senra Coelho

Prof. Me. Marcos Paulo Torres Pereira


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REVISTA LETRAS ESCREVE - DOSSIÊS TEMÁTICOS LINGUÍSTICA (2020)

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Chamada Letras Escreve - Dossiê temático: REPENSANDO EPISTEMOLOGIAS PARA (OU SOBRE) O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Uma agenda mais progressista da Linguística Aplicada contemporânea – conforme pontuam Miller (2013), Kleiman (2013), Cavalcanti (2013), Moita-Lopes (2006), Fabrício (2006), Pennycook (1998, 2006), entre outros linguistas aplicados – tem evidenciado/problematizado a necessidade da realização de pesquisas que considerem novas epistemologias (MIGNOLO, 2008), para além daquelas propostas pelo “Norte Global” (SANTOS, BOAVENTURA, 2009) e euro-eua-cêntrico (KLEIMAN, 2013). Em resposta a leituras colonizadoras, encorajam-se olhares que assumam lógicas no e a partir do Sul (MOITA LOPES, 2006), perspectivas que ajudam a “reinventar/criar formas outras de produzir conhecimento” (MOITA-LOPES, 2006, p. 85) e de agir a partir dessa produção. Nesse contexto, torna-se urgente aprofundar discussões sobre a formação de professores e o ensino de línguas com base em posturas mais arrojadas, ampliando as discussões sobre esses dois eixos no campo da Linguística Aplicada. É nesse sentido que este dossiê temático pretende receber trabalhos que apresentem resultados parciais ou finais de estudos voltados para essas temáticas.

Prazo para recebimento dos artigos: 15 de outubro de 2020

Previsão da publicação: dezembro de 2020

Organizadores:        

Profa. Dra. Flávia Danielle Sordi Silva Miranda – ILEEL/UFU

Profa. Ma. Lílian Latties dos Santos – UEAP

Prof. Dr. Junot de Oliveira Maia – FALE/UFMG

Prof. Dr. Rosivaldo Gomes – DEPLA/UNIFAP


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Chamada Letras Escreve - Dossiê temático: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Para esse Dossiê Temático serão aceitos textos que abordem a variação linguística na descrição de diferentes variedades do Português Brasileiro usado na região amazônica. A organização desse dossiê visa reunir estudos desenvolvidos na região amazônica a partir de corpus que caracterizem os usos linguísticos dessa região. Convidamos a comunidade científica, regional, nacional e internacional que investiga esse assunto para publicação de resultados de suas pesquisas.

Prazo para recebimento dos artigos: 30 de setembro de 2020

Previsão da publicação: outubro de 2020

Organizadores:        

Profa. Dra. Celeste Maria da Rocha Ribeiro (UNIFAP - Macapá)

Prof. Dr. Romário Duarte Sanches (UEAP – Macapá)


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 REVISTA LETRAS ESCREVE - DOSSIÊS TEMÁTICOS LINGUÍSTICA (2021)

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Chamada Letras Escreve - Dossiê temático: LINGUÍSTICA FUNCIONAL E GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES: INTERFACES E PERSPECTIVAS

No Brasil, sobretudo na última década, tem aumentado o interesse por investigações alicerçadas na Gramática de Construções em associação com outros paradigmas teóricos, como, por exemplo, o Funcionalismo. Nesse contexto, este dossiê objetiva reunir estudos que abordem a Linguística Funcional e a Gramática de Construções em suas diferentes interfaces e perspectivas. Em especial, esperam-se contribuições que envolvam reflexões teóricas e críticas sobre a Linguística Funcional e/ou Gramática de Construções em quaisquer de suas vertentes; descrição e análise de fenômenos linguísticos sob uma dessas perspectivas ou as duas em associação; Linguística Funcional e/ou Gramática de Construções e sua relação com o ensino de línguas, entre outros.

Prazo para recebimento dos artigos: 31 de janeiro de 2021

Previsão da publicação: Junho de 2021

Organizadores:        

Prof. Dr. Edvaldo Balduíno Bispo (UFRN)

Profa. Dra. Nedja Lima de Lucena (UFRN)

Prof. Ms. Fernando da Silva Cordeiro (UFERSA/Doutorando do PPgEL - UFRN)

 

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Chamada Letras Escreve - Dossiê temático: TEORIAS LINGUÍSTICAS E/NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

O dossiê "Teorias linguísticas e/no ensino de Língua Materna" objetiva divulgar estudos que discutam práxis profissional em língua materna nos mais variados níveis e modalidades de ensino espalhados pelo território nacional. Dessa forma, o Dossiê acolhe contribuições resultantes de investigações, de natureza aplicada, utilizando-se das novas diretrizes oficiais de ensino. Ademais, por considerar as peculiaridades do ensino e a necessidade de manutenção de reflexões acerca de novos olhares educacionais, impulsionados pelos desafios impostos pela atualidade, o Dossiê busca representar espaço para que experiências docentes sejam partilhadas e, assim, contribuam para a prática de “ensinar línguas” dos profissionais da área atuantes na Educação Básica e/ou Superior. Desta forma, os artigos submetidos a este Dossiê devem apresentar articulação das ações de ensino de Língua Materna com avanços dos estudos linguísticos aplicados.

Prazo para recebimento dos artigos: 31 de janeiro de 2021

Previsão da publicação: Junho de 2021

Organizadores:        

Prof. Dr. Henrique Miguel de Lima Silva – UFPB

Profa. Dra. Maria Nazareth de Lima Arrais – UFCG/Profletras

Profa. Dra. Sayonara Abrantes de Oliveira Uchôa - IFPB

Notícias

 

Chamada Dossiê Temático: LINGUÍSTICA FUNCIONAL E GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES: INTERFACES E PERSPECTIVAS

 
No Brasil, sobretudo na última década, tem aumentado o interesse por investigações alicerçadas na Gramática de Construções em associação com outros paradigmas teóricos, como, por exemplo, o Funcionalismo. Nesse contexto, este dossiê objetiva reunir estudos que abordem a Linguística Funcional e a Gramática de Construções em suas diferentes interfaces e perspectivas. Em especial, esperam-se contribuições que envolvam reflexões teóricas e críticas sobre a Linguística Funcional e/ou Gramática de Construções em quaisquer de suas vertentes; descrição e análise de fenômenos linguísticos sob uma dessas perspectivas ou as duas em associação; Linguística Funcional e/ou Gramática de Construções e sua relação com o ensino de línguas, entre outros.  
Publicado: 2020-04-13 Mais...
 

Chamada Dossiê Temático: LINGUÍSTICA FUNCIONAL E GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES: INTERFACES E PERSPECTIVAS

 
No Brasil, sobretudo na última década, tem aumentado o interesse por investigações alicerçadas na Gramática de Construções em associação com outros paradigmas teóricos, como, por exemplo, o Funcionalismo. Nesse contexto, este dossiê objetiva reunir estudos que abordem a Linguística Funcional e a Gramática de Construções em suas diferentes interfaces e perspectivas. Em especial, esperam-se contribuições que envolvam reflexões teóricas e críticas sobre a Linguística Funcional e/ou Gramática de Construções em quaisquer de suas vertentes; descrição e análise de fenômenos linguísticos sob uma dessas perspectivas ou as duas em associação; Linguística Funcional e/ou Gramática de Construções e sua relação com o ensino de línguas, entre outros.  
Publicado: 2020-04-13 Mais...
 

Chama Dossiê Temático: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

 
Para esse Dossiê Temático serão aceitos textos que abordem a variação linguística, em suas diferentes faces, na descrição de diferentes variedades do Português Brasileiro usado na região amazônica. A organização desse dossiê visa reunir estudos desenvolvidos na região amazônica a partir de corpus que caracterizem os usos linguísticos dessa região. Convidamos a comunidade científica, regional, nacional e internacional que investiga esse assunto para publicação de resultados de suas pesquisas.  
Publicado: 2020-04-13 Mais...
 
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v. 9, n. 3 (2019)

Sumário

Seção Livre de Artigos de Linguística

Antonio Naéliton do Nascimento, Denise Lino de Araújo
07-15
Francisco Walisson Ferreira Dodó, Denise Santos Fernandes
17-29
José Carlos da Costa Júnior
31-37
Isabela Ribeiro Taborda, Márcia Cristina do Carmo
39-51
Nedja Lima de Lucena
53-65
Patricia Vasconcelos Almeida, Joyce dos Santos Honório
67-82

Relatos de experiência/caso

Elisângela Lorena Liberatti
83-91
Suellen Cordovil da Silva, Maria Auxiliadora da Silva
93-105

Seção de Resenhas

Aquiles Tescari Neto
107-112