A metodologia de ensino da língua francesa aplicada no curso de letras francês/2011 da Universidade Federal do Amapá

Aldenice Andrade Couto, Sueli Andrade Santos, Rita Silva Guerra

Resumo


Este artigo tem por objetivo descrever e analisar a metodologia de ensino da Língua Francesa aplicada no âmbito do Curso de Letras Francês-2011, no segundo semestre do ano letivo de 2012, na Universidade Federal do Amapá.  O foco desta pesquisa foi definido a partir das experiências das autoras no referido curso, na disciplina Língua Francesa II. A base empírica dessa reflexão nos permitiu a observação das aulas dessa disciplina, a fim de investigar de que forma a metodologia de ensino é desenvolvida em sala. A análise dos dados foi guiada pelas noções teóricas sobre a metodologia de aprendizagem de Língua Estrangeira que ao longo da história foi objeto de estudo e gerou várias metodologias que ainda são utilizadas nos dias atuais. Esta pesquisa é de base qualitativa, e tem como documentos de pesquisa o livro didático Latitudes 1/2, diversos artigos publicados na área e livros concernentes ao tema. O diagnóstico ocorreu por meio de observação, transcrição e análise das etapas das aulas e da metodologia utilizada na disciplina de Língua Francesa II. A análise evidenciou que a metodologia aplicada pelo professor, permite até o término do curso, a aquisição do domínio da leitura, escrita e diálogo em língua francesa. Nesse sentido, este trabalho propõe reflexões acerca da metodologia de ensino dessa língua estrangeira nos dias atuais.


Texto completo:

PDF Português


Direitos autorais 2015 Letras Escreve

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.